HCB supera meta de produção planificada para o primeiro semestre de 2023

DESTAQUE ECONOMIA

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), por sinal uma das maiores produtoras independentes de energia de África Austral, tornou público que alcançou, no primeiro semestre de 2023, uma produção hidro-energética de 8.013,6 GWh, uma cifra que supera o plano de produção semestral em 14,8% e em 0,6%, se comparado com o período homólogo de 2022.

Para além de ter revelado que ultrapassou a meta de produção prevista para os primeiros meses do corrente ano, a HCB adiantou que está na fase final de preparação para a implementação de projectos de reabilitação e modernização do seu parque electroprodutor que terão impacto multiplicador na sua performance de produção.

Com olhos postos no futuro, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa colocou em carteira a perspectiva de realização de projectos de produção de energia, de curto e médio prazo, através de fontes alternativas, com destaque para a construção de uma central fotovoltaica de até 400MW.

Visando atender à crescente demanda energética em Moçambique e na região Austral, a HCB referiu que está a conduzir reflexões estratégicas com vista a reactivação do projecto Cahora Bassa Norte.

No que respeita aos recursos hídricos da Albufeira, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa relevou que encerrou o primeiro semestre de 2023, com armazenamento em 92,5% do seu volume útil, sendo que este armazenamento corresponde a cota da superfície de água na Albufeira de 324,5 metros em relação ao nível médio das águas do mar, e afigura-se satisfatório para garantir a produção orçamentada até o final do ano, estimada em 14.291,6 GWh.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *