Moçambique atinge pico da capacidade instalada de energia solar na matriz energética

SOCIEDADE
  • Com a inauguração da Central Eléctrica de Tetereane

A Electricidade de Moçambique (EDM) continua empenhada em iluminar todo território nacional até o final de 2030 e no dia 14 do corrente mês de Setembro deu mais um importante passo na caminhada para a meta do acesso universal de energia eléctrica com a inauguração da Central Eléctrica de Tetereane, localizada no distrito de Cuamba, província do Niassa. Na cerimónia daquela central, que faz parte do Plano Director Integrado de Infra-estruturas de Energia, o Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou a importância das energias renováveis no desenvolvimento do tecido socioeconómico de Moçambique, tendo, na ocasião, instado a população para não vandalizar as infra-estruturas elétricas.

Duarte Sitoe

Com uma capacidade de geração de 15 MegaWatts (MW), a nova Central Solar de Tetereane, que nasce de uma parceria entre a Globeleq, da Source Energia e da Electricidade de Moçambique, E. P. (EDM), é a terceira do País, depois das centrais solares de Mocuba e Metoro

Na cerimónia de inauguração daquela central solar, que é a primeira a integrar um sistema de armazenamento de energia em baterias, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, destacou que o país terá redução de perdas de energia e vai passar a fornecer energia com segurança.

O Chefe de Estado não tem dúvidas de que com a entrada das energias renováveis, Moçambique pode gerar rendimentos e criar novos postos de trabalho sobretudo nas zonas rurais.

“A implementação de Centrais de Energias Renováveis constitui uma busca incessante do nosso Governo em soluções tecnicamente viáveis, financeira e ambientalmente sustentáveis, cuja contribuição terá impacto no alcance da meta do Acesso Universal à energia eléctrica a todos os Moçambicanos, até 2030. Estamos, também, cientes e convictos da importância das Energias Renováveis no desenvolvimento do tecido socioeconômico do nosso País, na medida em que potenciam o aumento do uso produtivo de energia, a geração de rendimentos e a criação de novos postos de trabalho, sobretudo nas zonas rurais, a fim de melhorar o bem-estar total da população moçambicana”, disse Nyusi, para posteriormente referir que o município de Cuamba terá uma fatia de 1% da receita anual da Central Solar de Tetereane.

“No âmbito da descentralização económica está prevista a alocação de 1% das suas receitas por ano para apoiar o desenvolvimento do município de Cuamba”.

Ainda na sua intervenção na CET que vai beneficiar mais de 20 mil famílias, o Presidente da República apelou os munícipes de Cuamba para serem vigilantes com vista a combater a vandalização de equipamentos eléctricos na província do Niassa.

Por sua vez, a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis, referiu que a Central Solar de Tetereane vai estimular o desenvolvimento daquela província localizada na zona norte.

“O Governo britânico está a colaborar nesse projecto com o Governo de Moçambique. É um projecto inovador e o mais importante é que vai fazer chegar energia a mais de 20 mil pessoas aqui na província de Niassa, vai melhorar a vida das pessoas e estimular o desenvolvimento da província”, disse Lewis.

População rejubila com a inauguração da Central Eléctrica de Tetereane

Já o embaixador da Noruega em Moçambique apontou que a infra-estrutura, que para a sua construção recebeu um financiamento de 32,6 milhões de dólares, vai reforçar o estatuto do país na África Austral no que ao fornecimento de energia diz respeito.

“Moçambique é centro energético da região e com a inauguração da CET está a reforçar a sua posição como corredor regional de energias limpas. São boas notícias para região e para o clima”.

Os residentes do município de Cuamba mostraram-se felizes com o reforço do fornecimento de energia com a inauguração da Central Eléctrica de Tetereane. Julia Ismael, de 34 anos de idade, declarou que já pode empreender com o reforço do fornecimento de energia, ao contrário do que acontecia no passado.

“Já tínhamos energia, mas não era muito forte e, por isso, não podíamos vender bebidas e peixe fresco. Agora podemos vender muitos produtos. Estou feliz com esta inauguração. Acredito que o nosso distrito vai continuar a desenvolver. Espero que esta seja a primeira de muitas iniciativas porque a energia pode transformar as nossas vidas e gerar desenvolvimento”.

Adalberto Mussa, de 45 anos de idade, referiu que com a inauguração da central eléctrica amiga do ambiente o município de Cuamba é que sai a ganhar. “Cuamba jamais será a mesma depois da inauguração de central eléctrica. Já temos energia e ainda teremos uma parte da receita para construir estradas, escolas e hospitais. Espero que os nossos dirigentes usem esses lucros para beneficiar o povo. Agora podemos investir em empresas de agro-processamento, visto que somos um distrito com enorme potencial agrícola”.

Para Iranete Alexandre, a inauguração da Central Eléctrica de Tetereane é mais uma prova inequívoca de que Cuamba está mesmo na rota de desenvolvimento. “Estamos todos felizes com o reforço da capacidade de fornecimento de energia. O distrito está em franco desenvolvimento e esta infra-estrutura será uma mais-valia. Agradecemos a Electricidade de Moçambique e os seus parceiros por este investimento. Esperamos que esta seja a primeira de muitas iniciativas no nosso distrito que tem tudo para continuar a crescer com a receita que será gerada aqui”.

Facebook Comments