Onda de desmaios preocupa direcção da Escola Secundária de Pemba

SOCIEDADE
  • Estranho fenómeno só ataca raparigas virgens

A direcção da Escola Secundária de Pemba, província de Cabo Delgado, está preocupada com a onda de desmaios que acontecem desde o início do ano lectivo em curso. O fenómeno que de lá a esta parte nunca teve esclarecimento científico afecta sobremaneira raparigas. Perante a actual situação, alguns alunos ameaçam abandonar o maior estabelecimento de ensino na província de Cabo Delgado.

Adolfo Manuel-Pemba

Uma onda de desmaios está a agitar a Escola Secundária de Pemba. O mais recente episódio do fenómeno de desmaios foi registado na última semana, quando uma dezena de alunas ficaram inconscientes em plena sala de aulas.

Preocupados com a situação, os pais e encarregados de educação fizeram-se àquele estabelecimento de ensino para prestar assistência às vítimas. Segundo o que apurou o Evidências, os desmaios registam-se em quase todas as escolas localizadas na Cidade de Pemba.

A directora da Escola Secundária de Pemba mostrou-se preocupada com a situação, mas quando chamada a falar sobre o assunto trancou-se em copas sob alegação de que já prestou declarações num passado muito recente, adiantado apenas que os desmaios afectam sobretudo as raparigas virgens.

Agastados com a situação, alguns estudantes ameaçam abandonar a Escola Secundária de Pemba caso o problema não for resolvido nos próximos tempos.

“Próximo ano, muitos vão sair dessa escola porque não sabem realmente o que está a acontecer e a direção não se preocupa com nada”, ameaçou uma estudante.

Para além dos desmaios, a Escola Secundária de Pemba, de acordo com o director dos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologia, José Kumpewe, debate-se com a falta de água e energia, visto que os fornecedores decidiram interromper o fornecimento destes dois serviços por falta de pagamento das facturas.

Kumpewe observou que a falta de energia e água no maior estabelecimento de ensino na província de Cabo Delgado compromete sobremaneira o processo de ensino e aprendizagem.

“A escola tem uma dívida com a EDM e o FIPAG, por isso foi interrompido o fornecimento da energia e água, mas a directora garantiu me esclarecer bem sobre isso”, referiu a fonte.

De salientar que a escola Secundária de Pemba conta, no presente ano lectivo, com mais de seis mil alunos matriculados, sendo que boa parte vem dos distritos afectados pelo terrorismo.

Facebook Comments