Desde a chegada das tropas amigas Moçambique começou a somar êxitos na luta contra os grupos armados que desde Outubro de 2017 semeiam luto e terror na província de Cabo Delgado. Na sua intervenção na 78ª da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou a luta contra o terrorismo no Teatro Operacional Norte, tendo destacado que trata-se de “uma experiência pioneira de combinação de intervenção bilateral e multilateral”.
O Chefe de Estado refere que o apoio das tropas amigas é uma prova inequívoca de os africanos tem capacidade para resolver os seus problemas sem a intervenção dos países de outros continentes.
”É também exemplo de solução de problemas africanos por próprios africanos. Contudo, a questão que se coloca é a necessidade de apoio substancial a estes países que de forma direta e interventiva combatem conosco o terrorismo em Moçambique de modo a tornar sustentáveis as operações ainda em curso”, referiu Nyusi.
Ainda na sua intervenção, o Presidente da República classificou as mudanças climáticas “de principal crise da humanidade neste século”, tendo dado exemplo dos ciclones Idai, Kenneth e Freddy que deixaram um rastro de destruição sem precedentes no país.
A transição energética foi igualmente mencionada no discurso do Chefe de Estado. Filipe Nyusi instou aos países mais industrializados para serem mais solidários no incremento ao financiamento climático.
Facebook Comments