Com o objectivo de disponibilizar e medir o estado das mulheres em Moçambique, o Observatório das Mulheres lançou, nesta terça-feira, 19 de Setembro, na cidade de Maputo o Portal do Barómetro das Mulheres, com objectivo de disponibilizar e medir o estado das mulheres em Moçambique.
Trata-se de um website no qual tomadores de decisão, estudantes, sociedade civil, entidades administrativas, legisladores, entre outros, podem aceder informação estatística actualizada nos termos das dimensões de violência baseada no género, saúde, estruturas económica, participação política e liderança, desporto e principalmente para medir o estágio das mulheres em Moçambique.
Segundo a Directora Executiva do Observatório das Mulheres, Quitéria Guirengane, o barómetro permite que se aceda a estatísticas credíveis de qualquer fonte com vista a pressionar e influenciar políticas com mais informação e propriedade.
“O desafio do portal do barómetro é trazer dados e estatísticas a partir de fontes oficiais, administrativas e que sirvam como uma ferramenta nacional para que a sociedade civil possa promover melhor informação estatística qualitativa e quantitativa num sistema de dados abertos com vista informar decisões, politicas públicas e adoção de medidas de promoção de igualdade entre mulheres, homens e que também possa apoiar a melhor qualidade da nossa advocacia”, explicou Guiringane.
Nos próximos dias, o Observatório das Mulheres pretende lançar mais dois barómetros, nomeadamente, Mine Barómetro Anual (relatório baseado em evidencias), que será lançado em Novembro do presente ano no âmbito dos 16 dias de activismo e um Barómetro Bienal completo com discussão das tendências de varias dimensões e indicadores com o lançamento previsto no contesto das eleições de 2024. (Teresa Simango)
Facebook Comments