Pouyanné garante regresso da TotalEnergies ainda este ano

DESTAQUE ECONOMIA POLÍTICA

A multinacional francesa TotalEnergies pretende retomar o seu projecto na Bacia de Rovuma ainda no corrente ano. A garantia foi dada pelo CEO TotalEnergies, Patrick Pouyanné, durante uma conferência com os analistas, tendo para o efeito que a situação de segurança na província de Cabo Delgado “melhorou claramente”.

Em Março de 2021, após um ataque ao distrito de Palma, dentro do perímetro de 25 quilómetros que havia sido acordado com o Governo, a TotalEnergies decidiu abandonar o seu projecto na península de Afungi, sendo que para justificar a sua posição junto da contraparte moçambicana, dos credores e fornecedores a petroquímica francesa accionou a cláusula da “força maior”.

Depois de avanços e recuos no que respeita a retoma do projecto que é considerado o maior investimento estrangeiro da história do continente africano, a TotalEnergies deu uma lufada de ar fresco aos moçambicanos.

O CEO da multinacional francesa, Patrick Pouyanné, garantiu, recentemente, à margem de conferencia com os analistas, que TotalEnergies vai retomar o seu projecto na província de Cabo Delgado ainda no decurso do corrente ano.

Pouyanné justifica que a decisão da retoma do projecto deriva do facto da situação de segurança ter melhorado claramente.

Refira-se que a TotalEnergies decidiu retomar o seu projecto da península de Afungi depois de Jean-Christophe Rufin, personalidade reconhecida pela sua experiência nas áreas de acção humanitária e de direitos humanos, avaliar situação humanitária na província de Cabo Delgado e concluir que a mesma evoluiu positivamente em 2022.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *