Mulher surpreendida com boletim de voto já preenchido na Cidade da Beira

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Ao contrário da tranquilidade que se registou nas primeiras horas do dia da votação na capital moçambicana, Maputo, na Beira, província de Sofala, o processo foi marcado pela demora na abertura de algumas mesas de assembleia de voto. Por outro lado, há relatos de tentativa de fraude, uma vez que uma mulher foi detida pela Polícia da República de Moçambique por ter sido flagrada na posse de um boletim de voto chá preenchido.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garantiu que estavam criadas todas as condições para a votação arrancar as 7 Horas em todo o território nacional. No entanto, na Cidade da Beira não foi o aconteceu. Segundo alguns observadores do processo, naquele ponto do país, há postos não conseguiram cumprir com o horário estabelecido pela CNE.

A título de exemplo, na Escola Secundária da Ponta Gea a população decidiu derrubar o portão devido a morosidade na abertura das mesas da assembleia de voto, sendo na Manza e Inhamizua há relatos de que há assembleias que não tem mesas de voto que não tem cabine.

Ainda na cidade da Beira, uma mulher foi detida por ter sido flagrada com boletim de voto já preenchido enquanto aguardava a sua vez para exercer o seu direito de voto.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *