Presidente da CNE pede que os eleitores não permaneçam nas assembleias de voto após terem votado

DESTAQUE POLÍTICA

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Carlos Simão Matsinhe apelou aos eleitores para que não fiquem nas assembleias de voto após terem exercido o direito de votar tendo que “aguardar pacientemente” pelos resultados.

“Depois de votar afaste-se da assembleia de voto e continue com os seus afazeres, aguardando pacientemente pelo anúncio dos resultados pelas entidades competentes. Nas Mesas de assembleia de voto estão lá os representantes, delegados de candidatura e Membros das Mesas de Voto (MMVS), das listas que votamos precisamente para zelar pelos nossos interesses”, lê-se em uma mensagem tornada pública pelo presidente de CNE.

O Presidente da CNE apelou igualmente para que todos os munícipes de cada autarquia observem estritamente e obedeçam a Lei, apelando que “ninguém deve usar roupas que constituam materiais de propaganda eleitoral das formações políticas. Use sua roupa normal e dirija-se à sua assembleia de voto”.

E acrescenta, “como forma de demonstrar o nosso compromisso com a construção da nossa jovem democracia, de criar um ambiente com dignidade e inclusão, de tolerância e de diferenças, vamos todos votar. Votar de forma ordeira e num ambiente de festa e tolerância, evitando qualquer tipo de violência e discurso de ódio”, sublinhou.

Na mesma mensagem, Carlos Matsinhe apela “o contributo de todos os observadores, nacionais e estrangeiros e seus acompanhantes”, para ajam de tal modo que a votação decorra sem sobressaltos e num ambiente de festa.

Importa referenciar que o processo de votação iniciou pelas 7horas com fim previsto para às 18horas ou logo que tenha votado o último eleitor do presente na fila à hora do enceramento da respectivas Mesa da Assembleia de Voto.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *