Coincidentemente na hora da contagem dos votos, verifica-se restrições no funcionamento do aplicativo WhatsApp, uma das redes sociais mais concorridas para partilha pontual de incidentes e ocorrências que podem indiciar fraude.
O blackout desta rede iniciou, coincidentemente, 20 minutos depois do início da contagem de votos nalguns postos de votação que terminaram a votação exatamente na hora prevista, 18 horas. O funcionamento normal de WhatsApp retomou duas horas depois, as 21 horas. No entanto, na cidade de Maputo registou-se cortes de energia na hora da contagem. O apagão afectou os bairros de Laulane, Magoanine, Xiquelene, Inhagoia, Hulene, Mahotas, Zimpeto, Albazine, 03 de Fevereiro, George Dimitrov e Magoanine A, B e C.
Enquanto nos demais bairros a corrente foi restabelecida depois de trinta minutos, no Zimpeto e Magoanine o apagão prolongou-se até as 5 horas desta quinta-feira, 12 de Outubro.
Na Escola Primaria Armando Guebuza, no bairro das Mahotas, um aparato policial fez-se presente no local para dispersar as pessoas que se fizeram presente para o acompanhar o processo da contagem, apesar de ter respeitado o perímetro para não perturbar o processo.

Facebook Comments