Renamo diz que STAE fez uma nova contagem de votos para favorecer a Frelimo na Matola

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

A Renamo, apoiando-se na contagem paralela dos votos, reclama vitória no Município da Matola. Os órgãos da administração ao nível do Distrito da Matola ainda não se pronunciaram, mas o maior partido da oposição denuncia que o Secretariado Técnico da Administrarão Eleitoral está a fazer uma contagem clandestina para manipular a vontade do povo, referindo que o Presidente da República é cumplice de tudo o que está acontecer no processo eleitoral em curso.

A semelhança do que aconteceu na Cidade de Maputo, na Matola a Renamo e o seu cabeça – de – lista já tornaram público que venceram as VI Eleições Autárquicas. Contudo, enquanto se aguarda pela divulgação dos resultados por parte da Comissão Distrital de Eleições da Matola, o maior partido da oposição denunciou que o STAE está a fazer uma nova contagem para anular a sua vantagem.

“Quando a Renamo estava em vantagem em muitas autarquias o partido inimigo da paz e da democracia retirou a retirada compulsiva dos delegados de candidatura da Renamo, ordenou aos presidentes das mesas para não emitirem actas e editas. Em suma, ordenou a interrupção do escrutínio. E como se isso não bastasse o STAE em vários pontos do país está a fazer uma contagem de votos e exige que os presidentes das mesas de votação assinem as actas e editais, isso está a acontecer na Matola o que é uma violação grosseira que está a acontecer neste país”, denunciou José Manteigas.

O partido liderado por Ossufo Momade refere, por outro lado, que a televisão pública está a difundir falsos resultados, reiterando que tem domínio de todos resultados do país na base da contagem paralela.

Manteigas, que apontou que a Renamo está a ganhar em Nampula, Maputo, Vilankulo, Matola e Quelimane, responsabilizou o Presidente da República e a Polícia da República de Moçambique pelos ilícitos eleitorais registados em todo território nacional

“Responsabilizamos o Chefe de Estado pelo silêncio cumplice neste processo. Estão a manipular os resultados e todos moçambicanos a estão a par desta situação, mas o Presidente da República como alto magistrado da nação ainda se mantem fechado em copas. Percebe-se não há nenhum polícia que vai agir sem ordens superiores, esta violência que está a se perpetrar tem os seus autores”,

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *