Renamo reivindicou Vitoria em Maputo e Matola, mas no final quem festejou foi a Frelimo

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

A Renamo, baseando-se na contagem paralela dos votos, reivindicou vitória nos municípios de Maputo e Matola.  Os candidatos da perdiz nas duas autarquias saíram a rua para festejar a conquista das duas cidades. No entanto, os dados revelados neste sábado, 14 de Outubro, pelas Comissões Distritos de Eleições de Maputo e Matola atribuíram o triunfo para o partido no poder.

O cabeça – de – lista da Renamo na Cidade de Maputo, Venâncio Mondlane, foi o primeiro a reclamar vitória na capital moçambicana. Mondlane justificou que a contagem paralela dava uma vantagem folgada ao seu partido.

Entretanto, a Comissão Distrital de Eleições em Maputo reduziu as aspirações de resgatar Maputo em cinzas. Segundo aquela instituição presidida pelo homem de Deus emprestado à política na capital moçambicana, a Frelimo venceu as eleições autárquicas na Cidade de Maputo com um total de 58,78% dos votos contra 33% da Renamo, sendo que o MDM segue na terceira posição com 3% dos votos

Na Matola, tal como aconteceu em 2018, as sondagens e a contagem paralela apontavam para uma vitória retumbante e esmagadora da Renamo. Contudo, os números revelados pela Comissão Distrital de Eleições na Matola apontam que a perdiz venceu na teoria e a Frelimo na prática.

O partido no poder conseguiu 207.269 votos (57,23%) contra 130.693 (36.08%) da Renamo, enquanto que o MDM foi o terceiro partido mais votado com 13.204 (3,65%).

O maior partido da oposição não reconhece os números anunciados pelas Comissões Distritais de Eleições e garante que vai usar todas as armas a sua disposição para contestar os resultados.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *