Yango lança serviço de transporte urbano de “txopelas” em Maputo e Matola

SOCIEDADE

A empresa internacional Yango alarga o seu leque de serviços com o lançamento de um serviço de transporte por aplicativo para os transportes motorizados de três rodas, conhecidos como “txopelas”. O novo serviço da Yango derivou de uma solicitação directa da Associação dos Moto Táxis de Maputo e arranca hoje, 25 de Outubro na cidade de Maputo e na Matola. De acordo com a empresa os passageiros que queiram deslocar-se em Maputo e na Matola nos triciclos motorizados popularmente chamados de “txopelas” podem-no fazer através do aplicativo da Yango. Para o efeito, as corridas terão uma tarifa base de 55 meticais, um preço competitivo que segue o conhecido padrão transportadora onde os preços são mais acessíveis que outros serviços de transporte urbano.

Para solicitar o novo serviço, os passageiros continuarão a utilizar a aplicação Yango de sempre, não sendo necessário fazer qualquer atualização.  Txopela é um serviço conveniente sob demanda que torna a locomoção pela cidade muito mais fácil. Os utilizadores dos serviços não precisarão de andar às voltas à procura de txopelas, bastará abrir a aplicação Yango e escolher a opção txopela, definir um destino e o motorista levá-lo-á directamente ao seu destino.

No entanto, não haverá mais regateios sempre que um passageiro entrar no txopela, pois o aplicativo mostrará a estimativa da tarifa antes da reserva e os passageiros poderão sempre consultar o seu registo na aplicação Yango.

Desta forma, todas as funcionalidades do aplicativo da Yango já conhecidas pelos habitantes da capital, estão também disponíveis para os passageiros dos txopelas, como as viagens com múltiplos destinos. Mecanismos de segurança para os condutores, como o botão de conflito, e para os passageiros, entre os quais o botão SOS, que conecta automaticamente o usuário com as autoridades em caso de emergência, ou a opção de partilha de rota, estarão igualmente disponíveis.

Os “txopelas” também estarão conectados ao sistema GPS de monitorização de condução da Yango que lança alertas sobre perigos na via e infracções dos condutores, que poderão ser bloqueados do aplicativo no caso de condução perigosa ou de violações constantes do Código de Conduta da Yango e do Código de Estrada.

A inovação que a Yango trouxe para Moçambique, desde o início das operações em novembro do ano passado, captou a atenção da Associação dos Mototaxistas de Maputo (AMOTAXIM), que solicitou à plataforma juntar à oferta de táxis tradicionais, as viagens com “txopelas”.

De acordo com Sebastião Neves, presidente da AMOTAXIM, “este novo serviço marcará um antes e um depois na atividade dos txopelas em Maputo e na Matola. A tecnologia de ponta da Yango e todas as funcionalidades de serviço e segurança incluídas na app vão garantir definitivamente qualidade, segurança e confiança aos passageiros e motoristas dos txopelas “. “A resposta dos motoristas associados da AMOTAXIM, a esta oportunidade de trabalhar com a aplicação Yango no seu dia-a-dia, tem sido muito positiva. Eles conhecem as vantagens desta aplicação, onde recebem apoio constante de um centro de suporte especializado, e sabem que a partir de agora vão poder trabalhar com mais segurança e eficiência, contando com o serviço de distribuição de viagens em cadeia para ter mais clientes, rentabilizar o seu tempo, reduzir os custos de operação e, claro, ter muito mais rendimento”, comenta Sebastião Neves.

Zameer Adam, representante de Moçambique, comentou que “a Yango congratula-se com a expansão dos serviços do aplicativo Yango para um sector de transporte urbano vital para Maputo e para a Matola, que transporta todos os dias milhares de passageiros”. E acrescenta que a “a Yango reforça a cada dia a sua posição líder de agente de mudança positiva do sistema de mobilidade da capital, servindo de complemento de um sistema intermodal cada vez mais diversificado. Os txopelas são um meio de transporte ágil e rápido. Através da nossa plataforma, adicionaremos a esta forma de viajar garantias que os usuários de veículos motorizados frequentemente exigem: qualidade, segurança e eficiência”, afirmou.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *