Cidade de Maputo com fraco movimento devido a medo de tumultos

DESTAQUE

A Cidade de Maputo está desde as 15 horas a registar um fraco movimento de pessoas pelo facto de grosso modo terem abandonado as suas actividades e afazeres mais cedo devido ao medo de que pudesse haver tumultos logo após a divulgação dos resultados da centralização nacional pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) que terminou, há instantes, dando vitória à Frelimo em 64 das 65 autarquias, naquelas que foram as eleições mais contestadas da história.

Em plena hora de ponta a cidade de Maputo não está a registar aquele movimento característico de um dia normal de trabalho. As paragens que costumam estar abarrotadas, estão sem grandes molduras humanas, as avenidas estão semidesérticas, algumas lojas encerradas e o comércio informal estava praticamente paralisado.

O receio de algumas escaramuças afectou também instituições de ensino e aprendizagem, com os alunos de algumas escolas sendo dispensados mais cedo, ou seja, antes da hora marcada para a leitura da deliberação que aprovou os resultados.

As crianças das escolas primárias foram informadas que estavam a ser dispensadas porque poderia “haver confusão”. Já algumas instituições públicas fecharam portas por volta das 14 horas, por isso que até as 15 horas o movimento de pessoas era fraco.

No fim da tarde foi relatado um suposto acto de vandalização de uma loja na baixa da cidade em cuja vitrine estava hasteada uma capulana da Frelimo. No vídeo posto a circular nas redes sociais, vê-se o vidro da vitrine quebrado, enquanto, curiosos celebravam a acção.

Refira-se que o que aumentou o receio das pessoas é o facto da cidade de Maputo ter acordo praticamente lotada de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) de várias especialidades em alerta depois de nos últimos dias terem circulado mensagens convocando manifestações violentas precisamente no dia da divulgação de resultados.

Na mensagem em alusão, constam ameaças de se arrancar armas de agentes distraídos e recém – formados. Face a esta situação, Comando da Polícia da Republica de Moçambique ao nível da Cidade de Maputo activou alerta e instruiu “sentinelas e giros a redobrar a atenção face à situação de existência de indivíduos com intenções de se apoderar de armas com membros distraídos”.

O Centro de Conferência Joaquim Chissano, local onde foram anunciados os resultados, STAE Central e CNE Central tiveram um disitivode segurança redobrado.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *