Frelimo vinca que triunfo (questionável) nas VI Eleições Autárquicas foi ”culminar de um exercício democrático interno e transparente”

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Mesmo com todas irregularidades detectadas no dia da votação e no processamento dos votos, a Comissão Política da Frelimo refere que as VI Eleições Autárquicas foram o culminar um exercício democrático interno e transparente.

Os partidos da oposição, sociedade civil e comunidade internacional já vieram ao terreno referir que as VI Eleições Autárquicas fintaram   o lema da Comissão Nacional de Eleições, ou seja, não foram “livres, justas e transparentes”.

No entanto, a Comissão ´Política da Frelimo, reunida na 17ª Sessão Ordinária, preferiu assobiar para o lado, referindo que o acto eleitoral que teve lugar no doa 11 de Outubro é “o culminar de um exercício democrático interno e transparente, iniciado a partir dos órgãos de base do Partido, com a participação activa dos munícipes dos diversos estratos sociais, comprometidos com a democracia”.

Os partidos da oposição contestam os resultados validados pela Comissão Nacional de Eleições que legitimam a vitória da Frelimo em 64 das 65 autarquias, prometendo lutar até as últimas consequências para repor da verdade eleitoral, mas no entender do partido liderado por Filipe Nyusi os mesmos devem confiar (cegamente) nos órgãos eleitorais e da justiça assim como se distanciarem de actos que colocam em causa o ambiente da paz no país.

“Comissão Política defende que o período pós-eleitoral deve ser um momento de reflexão e união para todos os moçambicanos e condena, veementemente, os incidentes registados que culminaram com a perda de vidas humanas e feridos, a destruição de bens públicos e privados, reiterando o apelo ao diálogo construtivo para a paz efectiva e duradoura, com vista a contínua consolidação da nossa jovem democracia, assim como, a confiança nos órgãos eleitorais e da justiça. A Comissão Política apela ainda aos partidos políticos e cidadãos em geral, a distanciarem-se de actos que colocam em causa o ambiente de paz, união, civismo, convivência harmoniosa e postura de cidadania dos moçambicanos.

Ainda na 17ª Sessão Ordinária, que foi dirigida por Filipe Nyusi, a Frelimo saudou as Forças de Defesa e Segurança que com o auxílio das forças amigas tem registado avanços significativos na luta contra o terrorismo no Teatro Operacional Norte

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *