FSG promove debate sobre humanização no HCM

DESTAQUE SAÚDE

A Fundação Sérgio Gago (FSG) está a promover desde esta segunda – feira, 06 de Novembro, o debate sobre a qualidade e, principalmente, a humanização dos serviços prestados ao utente no Hospital Central de Maputo. O debate, que terá a duração de três dias, enquadra-se no âmbito da Semana Mundial de Qualidade que se assinala em todo mundo.

“O nosso foco é a melhoria da qualidade dos serviços e humanizar os sectores de forma a que se possa melhor satisfazer o utente”, referiu o patrono da fundação Sérgio Gago à imprensa.

A conjugação de esforços para a melhoria de serviços de saúde tem sido uma das linhas de actuação da FSG em parceria com o Hospital Central de Maputo e outros hospitais centrais pelo país e estreita coordenação com o Ministério da Saúde.

“Nós não actuamos só na área de saúde como também no sector da educação, ambiente, cultura e outros. O nosso foco é no fim o cidadão em consonância com a máxima que nos guia que é fazer sempre o bem sem olhar a quem”, disse Gago.

Por  seu turno, o Director do Hospital Central de Maputo, Mouzinho Saíde reconheceu na ocasião a existência de desafios de vária ordem mas não deixou de reconhecer importantes avanços que vem sendo registados.

“Do ponto de vista clínico, aumentamos muitos os nossos serviços. Contamos agora com serviços de cirurgias cardíacas, hemodiálise, genética médica, serviços de oncologia, portanto, há um crescimento considerável em termos de acompanhamento da situação epidemiológica do País”, deu a conhecer Mouzinho Saíde para mais em diante referir outros avanços do ponto de vista não clínico como o apetrechamento do hospital e meios materiais e humanos.

“É verdade que há ainda muita coisa a melhorar digo em termos de serviços, equipamentos e meios humanos em quantidade e qualidade e este último ponto nos preocupa muito. Agora em torno desta nossa preocupação com os recursos humanos temos 300 especialitas em formação o que vai melhorar e muito a nossa capacidade de resposta às necessidades dos utentes”, concluiu Mouzinho Saíde.

Refira-se que a Fundação Sérgio Gago foi criada com o propósito de despertar em cada Ser Humano, Instituição ou Empresa um maior espírito de solidariedade e apoio social, dando mais dignidade a cada um e ajudando na conservação do ambiente, tornando o mundo um local melhor para se viver.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *