Maleiane defende reflexões sobre normalização da qualidade para acelerar desenvolvimento socioeconômico

DESTAQUE ECONOMIA

À margem da abertura Conferência Nacional de Qualidade, na qualidade de representante do Governo, o Primeiro – ministro, Adriano Maleiane, destacou a importância das reflexões em torno da normalização da qualidade no país, pois, ao seu ver, aceleram o desenvolvimento socioeconômico a vários níveis, tendo ainda referido que o Executivo tem investido em acções que tornam ou possam tornar o mercado nacional cada vez ideal. Por sua vez, Jaime Comiche, que falava em representação da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) prometeu, através, de Quadro de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas continuar a apoiar Moçambique para impulsionar o crescimento econômico e geração de empregos.

De acordo com Adriano Maleiane, Moçambique deve procurar mecanismos de sistema de normalização e qualidade, numa reflexão sobre tais práticas, uma vez que trata-se de uma actividade necessária e indispensável, sendo que os sectores públicos, privados e os consumidores em geral têm a expectativa de ver salvaguardada situações de eficácia e eficiência no que concerne à prestação de serviços.

Olhando para actual contexto social e econômico do país, o Primeiro – ministro referiu que o Executivo tem investido em acções que tornam ou possam tornar o mercado nacional cada vez ideal porque o mundo globalizado assim exige.

Se por um lado, Adriano Maleiane aponta que o Instituo Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) tem sido uma peça fundamental para cultura de qualidade rumo ao desenvolvimento económico e ambiental de Moçambique. Por outro, apontou que a primeira Conferência Nacional de Qualidade serviu para reflexão profunda e partilha de conhecimento sobre gestão de qualidade

Por seu turno, Jaime Comiche, que falava em representação da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), prometeu, através, de Quadro de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas continuar a apoiar Moçambique para impulsionar o crescimento econômico e geração de empregos, tendo referido que é no âmbito que no período 2022-2026 que enquadram programas de cooperação técnica, com destaque para o Promove Comércio – Construindo Competitividade para as Exportações.

Comiche revelou que o principal objectivo de ”Promove Comércio” é de “melhorar o comercio. A competitividade a o ambiente de negócios em Moçambique para um maior acesso ao mercado para cadeias de valor prioritárias nos sectores das pescas e dos agro-produtos”.

Refira-se que, ainda na sua intervenção na Conferência Nacional de Qualidade que decorreu sob o “Cultura da Qualidade: Do Compromisso à Implementação”, Jaime Comiche destacou a liderança do Governo moçambicano, através do Ministério da Indústria e Comércio, no fortalecimento da infraestruturas de qualidade no país.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *