EDM alcança 70% da electrificação da província de Gaza e só falta electrificar quatro distritos

SOCIEDADE
  • Depois da inauguração da rede eléctrica do posto administrativo de Zinhane
  • Faltam 04 distritos por eletrificar em Gaza

O Executivo moçambicano pretende, até 2024, iluminar todos os postos administrativos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico. Na província de Gaza, esta meta está a passos galopantes de ser cumprida, uma vez que só falta electricar quatro distritos, nomeadamente Godidi, Nalazi, Phafuri e Mavue, depois da inauguração da rede eléctrica do Posto Administrativo de Zinhane, distrito de Chigubo. Enquanto o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, considera que a chegada da energia eléctrica em Zinhane vai melhorar as condições de vida da população e ser um activo importante para o novo dinamismo nas áreas produtivas como a agricultura, pesca, agroprocessamento e turismo, a comunidade olha para a chegada da energia eléctrica como uma soberana oportunidade para empreender e diversificar negócios.

Duarte Sitoe

O Governo pretende, até 2030, alcançar a meta de Acesso Universal à Energia Eléctrica, e para o efeito tem implementado vários projectos em todo território nacional, sendo que até 2024 a meta passa por electrificar todos os postos administrativos.

Em Gaza, a meta de electrificar todos os postos administrativos caminha a passos galopantes de ser cumprida, visto que já foram electrificados 41 dos 45 postos administrativos depois da inauguração, na última semana, da rede eléctrica do Posto Administrativo de Zinhane, distrito de Chigubo.

À margem da inauguração da rede eléctrica naquele distrito da província de Gaza, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, declarou que a mesma vai melhorar as condições de vida da população e, ao mesmo tempo, dar novo dinamismo nas áreas produtivas.

Inauguramos a rede eléctrica de Zinhane. Com esse acto, demos mais passo na concretização do compromisso assumido pelo Governo de até 2024 electrificar todos os postos administrativos do nosso país. A população do distrito de Chigubo, em particular do posto administrativo de Zinhane, está de parabéns porque passa a ter melhores condições de vida e um activo importante para novo dinamismo nas áreas produtivas como a agricultura, pesca, agroprocessamento e turismo”, declarou Zacarias, para posteriormente referir que a Electricidade de Moçambique (EDM) já efectuou 114 das 400 novas ligações previstas nesta fase inicial naquele Posto Administrativo do Distrito de Chigubo.

Ainda na sua intervenção, o titular do pelouro dos Recursos Minerais e Energia, que revelou que nos últimos anos mais de um milhão e duzentas mil famílias tiveram acesso pela primeira vez a corrente eléctrica, tendo ainda tornado público que entre 2020 e até a esta parte a taxa cobertura de energia a nível nacional passou de 42% para 52%, apelou à população para estar mais activa no combate a vandalização das infra-estruturas eléctricas, uma vez que os dois postos de transformação vão impulsionar o desenvolvimento de outras actividades domésticas e comerciais no Posto Administrativo de Zinhane

“Apelamos a participação de todos e de cada residente desta comunidade no combate à vandalização e ao roubo de equipamento eléctrico. Esses actos interferem nas nossas acções de levar a energia a mais moçambicanos, é também crucial que o uso e o consumo de energia seja feito de forma racional e que criem condições necessárias para pagarmos o consumo”.

Chegada da corrente eléctrica é uma oportunidade para a população empreender e diversificar negócios

O Secretário de Estado na província de Gaza não tem dúvidas de que a chegada da energia eléctrica ao Posto Administrativo de Zinhane vai contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região e, sobretudo, da província de Gaza. No entanto, reconhece que o Executivo ainda tem muitos desafios pela frente para garantir que todos moçambicanos tenham acesso à energia eléctrica.

“Com a entrada em funcionamento desta rede eléctrica, Gaza passa a contar com 70% da taxa de acesso à energia eléctrica. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas acreditamos que com o vosso inestimável apoio, aliado às iniciativas locais de desenvolvimento, iremos paulatinamente superá-los. Comprometemo-nos a tirar o máximo proveito deste investimento, fazendo bom uso desta rede e mobilizando a população para que a partir da disponibilidade de energia aposte em actividades de investimento a fim de galvanizar o desenvolvimento deste posto de administrativo e do distrito de Chigubo em geral”, declarou.

Ana Mugabe não conseguia disfarçar a alegria depois da chegada da energia eléctrica ao Posto Administrativo de Zinhane. Em conversa com o Evidências, Mugabe disse que vai materializar o sonho de empreender e aumentar a sua fonte de renda.

“Antes, dependíamos apenas da agricultura e pastorícia. Agora, temos a oportunidade para fazer outros negócios com a chegada da energia eléctrica. Antigamente, não era possível vender coisas geladas e conservar carne, mas agora isso é possível, e vou aproveitar esta oportunidade para fazer negócios e diversificar a minha fonte de renda. Agradecemos ao Governo e a EDM por esta iniciativa, Zinhane já está na rota de desenvolvimento e já não será como antes”, declarou a fonte.

Quem também olha para a energia eléctrica como uma soberana oportunidade para abraçar o empreendedorismo e mudar de vida é Mateus Cossa, porque somava avultadas perdas por não ter energia para conservar a carne.

“Sem energia tínhamos muitas perdas quando abatíamos uma cabeça de vaca, mas agora podemos conservar a carne na geleira. Demorou, mas a energia eléctrica finalmente chegou ao Posto Administrativo de Zinhane. A nossa vida vai mudar porque com a energia podemos fazer muita coisa. Queremos continuar a desenvolver, e faremos de tudo para cumprir com o apelo deixado pelo ministro dos Recursos Minerais, para não vandalizar as infra-estruturas eléctricas”.

Por seu turno, Maria Chissano apontou que, para além da estrada, a energia eléctrica é um dos vectores que faltavam para colocar Zinhane na rota do desenvolvimento, tendo, por isso, apelado a Electricidade de Moçambique para apostar nas ligações massivas, visto que “todos querem ter acesso a energia eléctrica no nosso distrito depois de muitos anos de espera. Agora chegou a energia, nos próximos anos esperamos por mais realizações para o desenvolvimento de Zinhane”.

De referir que o Governo investiu cerca de 48, 552, 766 meticais para iluminar o Posto Administrativo de Zinhane.

Facebook Comments