O pouco investimento feito na agricultura vai para culturas de exportação

“Comemos o que não produzimos e produzimos o que não comemos” – João Mosca

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

Já há muito que se diz que um dos problemas da agricultura é a falta de investimento na agricultura, tendo em conta, por exemplo, a percentagem do Orçamento do Estado dedicada à agricultura que nunca chegou nem perto de 5%.

Entretanto João Mosca critica ainda mais o facto  de  mesmo o parco investimento feito ser para culturas que não vão de encontro com as necessidades locais de consumo para cumprir o papel social da agricultura – a alimentação em primeiro lugar.

“Comemos o que não produzimos e produzimos o que não comemos”, diz Mosca criticando o facto de o pouco investimento feito na agricultura geralmente ser dirigido às culturas de exportação como a castanha de cajú, algodão, e outras, o que nos leva a comer o que não prozimos.

Na explanação de João Mosca existe toda “uma necessidade de garantir a segurança alimentar”, sem se depender da rentabilidade ou alguma viabilidade que justificasse um investimento seja do sector privado ou de quem quer que seja.

João Mosca falava nesta tarde em Maputo no lançamento de livro de que é co-autor intitulado “A contra transformação agrária em Moçambique

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *