Depois do boicote, Renamo volta ao parlamento para manifestar em plenária

DESTAQUE POLÍTICA

A bancada da Renamo na Assembleia da República voltou hoje a tomar lugar na ‘casa do povo’ e a actuação de destaque ainda no primeiro dia foi uma manifestação em plena plenária contra os resultados das VI Eleições Autárquicas e actuação dos órgãos públicos envolvidos no processo. Depois de semanas de boicote das sessões parlamentares pelas mesmas razões, os deputados da perdiz apresentaram-se de preto com inscrições de puro protesto.

“Tiranos, roubaram o voto do povo”, “Abaixo ladrões de voto” ou “Moçambicanos façam Justiça” foram algumas das frases que todos os deputados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) revelaram, por baixo da roupa, no momento da primeira intervenção na reunião plenária de hoje (29 de Novembro), na presença do primeiro-ministro, Adriano Maleiane.

Toda a bancada da Renamo esteve trajada de preto. Foto: DW

Esta foi a primeira vez que os deputados da Renamo participaram na VIII sessão parlamentar ordinária, que decorre desde 19 de outubro, protestando contra os resultados anunciados das sextas eleições autárquicas.

Refira-se que a Renamo anunciou esta semana que vai processar os diretores da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, desde os distritos até ao nível central, bem como os próprios juízes do Conselho Constitucional (CC), acusando-os de terem aprovado resultados das eleições autárquicas de 11 de outubro baseados em editais falsos.

A Renamo promete ainda apresentar um recurso extraordinário para anulação do acórdão do CC que validou os resultados do escrutínio, embora admita que as decisões do CC são inapeláveis.

Na reunião que arrancou hoje, o Governo moçambicano vai responder, durante dois dias, a perguntas formuladas pelos três partidos representados na Assembleia da República.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *