Crime passional: Jovem amputa braços da namorada por não aceitar o fim de relação

DESTAQUE SOCIEDADE

Uma mulher de 39 anos de idade, que responde pelo nome de Manacha Francisco Chamutiado, viu os seus membros superiores amputados e contraiu outros ferimentos graves devido a golpes desferidos na cabeça, por esta ter decidido terminar a sua relação com seu namorado de 29 anos de idade. Após de ter perpetrado o acto, ocorrido no distrito de Cheringoma, na província de Sofala, o jovem pôs-se em fuga se encontrando até aqui em parte incerta, mas a polícia já está no seu encalço.

Jossias Sixpence- Beira

O caso ocorreu no dia 21, do corrente mês de Novembro, na província de Sofala, distrito de Cheringoma, no povoado de Thumba, onde Jerson Dula, solteiro de 26 anos de idade, residente no mesmo distrito, com recurso a uma catana desferiu golpes na cabeça e amputou os membros superiores da sua namorada de nome Manacha Francisco Chamutiado, também solteira de 39 anos de idade, supostamente por esta ter decidido terminar a relação.

O caso ocorreu em plena via publica que sendo à data dos factos se arrastava um desentendimento movido por ciúmes que o jovem manifestava durante o relacionamento. Refira-se que, de acordo com informações na posse do Evidências, não era a primeira vez que pancadarias eram meio de comunicação entre os namorados.

Após o sucedido, o indiciado pôs-se em fuga e encontra-se agora em parte incerta. A mulher vítima de violência foi imediatamente socorrida para hospital onde deu entrada em estado grave, seguindo internada a receber cuidados intensivos, ao mesmo tempo que decorrem diligência para a neutralização do agressor.

Algumas pessoas próximas da vítima disseram ao Evidências que esta relação sempre teve problemas sendo que vezes sem conta, por ciúmes, já chegou o indiciado a privar sua parceira de liberdade.

“Este jovem tem limitado ela a conversar, sair e sempre que ela sai ele isso torna-se motivo de briga, razão pela qual ela já não se sentia bem na relação por sucessivos actos de violência por este não conseguir controlar seus ciúmes”, disse a fonte.

A Polícia da República de Moçambique, daquela área de circunscrição distrital, lamentou o sucedido e disse estar preocupada com a ocorrência. Mais ainda, esclareceu que lavrou um auto e estão em curso diligencias com vista a neutralização do foragido.

“Tomamos conhecimento e a PRM lavrou o auto de denúncia n°177/CD/PRM/CHR/2023, e diligências estão em curso para a neutralização do foragido”, disse Eugénio Júnior, oficial de imprensa do comando provincial da PRM-Sofala.

Naira Cardoso, oficial de programas da Associação de Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário, uma organização não governamental que actua na área de gênero, lamenta o sucedido e prometeu que a organização que representa já se encontra a juntar apoios de várias organizações para se solidarizarem e prestarem apoio à vítima, sob ponto de vista moral e psicológico.

“Estamos neste momento a liderar uma campanha, junto com outras organizações, para fazer a nossa solidariedade. Por ela ter perdido os membros superior também vamos oferecer um kit de empoderamento feminino, após voltar a convívio da sua família para ela iniciar um novo negócio”, disse Naira, vincando que o apoio psicossocial vai ser essencial para que a vítima possa se recuperar do trauma físico e psicológico causado pela violência que sofreu.

Facebook Comments