Concerto marca encerramento do ano na Escola de Artes Xiluva

CULTURA

A Escola de Artes Xiluva vai realizar, nesta semana, na Galeria do Porto de Maputo, o seu concerto de encerramento do ano lectivo. De acordo com a directora da escola, Mel Matsinhe, o concerto de encerramento é o momento em que os pais, irmãos, amigos e o público em geral terão a oportunidade de apreciar os resultados do trabalho dos artistas de palmo e meio e seus professores.

 

Evidências

 

Para Mel Matsinhe, a arte é importante no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as crianças aumentam os níveis de concentração e desenvolvem a memória.

 

“Mais do que o desenvolvimento de habilidades performativas, o ensino de artes é uma forma de contribuir para a educação integral das crianças. Elas aprendem sobre concentração, desenvolvem a memória. Adicionalmente, produzem hormônios de bem estar, contribuindo para um crescimento saudável”, diz a artista.

 

A Escola de Artes Xiluva explicou que é por estas razões que a instituição por si dirigida tem procurado incluir, na sua programação anual, trabalhar com crianças menos privilegiadas, não somente em Maputo, mas um pouco por todo o país.

 

A fonte refere ainda que uma das formas de operacionalizar esta inclusão é através do Njingiritanta, Festival da Criança, que produz conteúdos adequados para os mais novos e os leva para fora da Cidade de Maputo.

 

Refira-se que a Xiluva Artes, estabelecida em 2015, com vista a estender as suas actividades para crianças com autismo, propõe música, desenho e pintura como formas de terapia.

Facebook Comments