À margem da Cerimónia de Assinatura dos Acordos para Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, o Presidente da República, Filipe Nyusi, referiu que a implementação deste projecto vai reduzir a emissão de 22.5 milhões de toneladas de carbono por ano, fornecendo energia limpa ao continente.
Para sustentar a sua tese, o Chefe de Estado defendeu que o projecto orçado em cinco bilhões de dólares, cuja a infraestrutura terá uma capacidade instalada de produção de energia de até 1500 megawatts e uma linha de transporte de energia, em alta tensão, de Tete a Maputo, de 1300 quilómetros, cumpriu com todos os pressupostos ambientais.
De acordo com o Presidente da República, a redução da emissão do carbono vai dinamizar a indústria verde, robustecendo a matriz energética para a exportação de electricidade para a África Austral.
“Acabamos de dar um passo significativo para colocar o país na dianteira da transição energética, com a assinatura, hoje, do acordo que marca o início da fase de desenvolvimento do projecto Mpanda Nkuwa. Este feito acontece como parte dos compromissos em defesa do ambiente através da redução do aquecimento global resultante do consumo de energias fósseis, e materializa o nosso projecto de aceleração da transição energética rumo a uma energia limpa para combater as mudanças climática”, declarou, Filipe Nyusi.
Na sua intervenção, Nyusi referiu ainda que o Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa não se cinge apenas na produção de energia eléctrica, mas também do Conteúdo Local e de oportunidade de emprego para os jovens.
Facebook Comments