PR destaca avanços na luta contra o terrorismo e revela que 75% dos deslocados voltaram às origens

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

A luta contra os grupos armados, que desde Novembro de 2017, semeiam luto e terror na província de Cabo Delgado, continua no rol das prioridades do Governo. Nesta quarta-feira, 20 de Dezembro, durante o seu Informe Anual, o Presidente da República, Filipe destacou avanços significativos na contra o terrorismo, tendo destacado que 75% dos deslocados já regressaram as suas zonas de origem.

Filipe Nyusi não tem dúvidas de que as forças amigas, nomeadamente, tropas ruandesas e Missão Militar da África Austral em Moçambique (SAMIM), foram imprescindíveis nos feitos alcançados pelas Forças de Defesa e Segurança no Teatro Operacional Norte.

Para além do regresso de 75% da população que vivia na condição de deslocada, o Chefe de Estado revelou que as FDS reportaram que colocaram fora de combate três destacáveis líderes dos grupos armados, com destaque para Abdul Nihaze, de nacionalidade tanzaniana que operava na região de Nangade. c

No que diz respeito ao plano de reconstrução das regiões afectadas terroristas, o Presidente da República revelou que a estratégia assenta-se em três pilares, ou seja, estabilização da segurança e capacitação das Forças de Defesa e Segurança; assistência humanitária e reconstrução de infrastruturas e assistência sócio – econômica.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *