Águas de Maputo aumentam facturação e reduzem perdas

DESTAQUE SOCIEDADE

A empresa Águas da Região Metropolitana de Maputo logrou melhorar o seu facturamento mensal e redução do nível de perdar em 13%. Esta informação foi dada a conhecer pelo Director do Programa Acelerado e Integrado de Redução de Perdas, Joaquim Bié na esteira de uma reflexão sobre a implementação do PAIRP com os quadros da empresa e parceiros.

Joaquim Bie, director do PAIRP, apontou que o maior desafio que a AdRMM tem actualmente é o décimo pilar que pressupõe assegurar a cobrança das facturas a uma média mensal de 300 milhões de meticais.

“Posso afirmar que há uma melhoria significativa nas cobranças, pois saímos de uma média mensal de 170 para cerca de 230 milhões de meticais por mês no presente ano 2023”, afirmou Joaquim Bié.

Importa referir que o PAIRP melhorou, desde a sua implementação, a componente da facturação e consequentemente a redução de perdas, embora não se tenha atingido a meta mas,  em quatro anos, conseguiu reduzir em 13 por cento as perdas, isto é, de 57 por cento para 44 por cento. 

Sob o tema “Pilar 300M: Oportunidades de Melhorias e Novas Iniciativas”, a reunião tinha como objectivo reflectir, partilhar experiências, assim como identificar oportunidades de melhoria e de novas abordagens a serem aplicadas no pilar 300M, em 2024.

O 300M – 300 Milhões é o décimo pilar do PAIRP, recentemente integrado, no programa, com vista a acelerar os resultados da implementação dos processos de gestão, rumo à melhoria da sustentabilidade da AdRMM.

Na ocasião, Ana Abdula, administradora do pelouro de Administração, Finanças e Recursos Humanos da AdRMM, explicou que a empresa convidou os seus parceiros, nomeadamente a Electricidade de Moçambique (EDM) e o Standard Bank para partilhar as suas experiências e capitalizá-las, no âmbito do contexto da realidade do serviço de abastecimento de água, na região metropolitana de Maputo.

“Vamos minimizar os desperdícios trazendo ideias sustentáveis, integrando práticas mais ecológicas para a sustentabilidade da AdRMM, para que todos os obstáculos que condicionaram o levantamento da bandeira dos 300M, nos prazos anunciados, sejam, desta vez, mais acertados”, disse a administradora.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *