Um mineiro ilegal perdeu a vida na sequência de um desabamento de mina na concessão da Montepuez Ruby Mining em Namanhumbir.
O finado foi identificado como Maulide Maunau, cidadão tanzaniano de 31 anos de idade, que residia em Nanhupo A, uma das vilas que servem de abrigo temporário para mineiros ilegais idos de províncias vizinhas e outros países.
De acordo com um comunicado a que o Evidências teve acesso o infortúnio aconteceu pelas 20:00 do dia 24 de Dezembro. Na ocasião um oficial de segurança contratado identificou um grupo de 25 mineiros ilegais na concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM).
A invasão terá sido imediatamente comunicada à central de controlo, que enviou uma equipa de patrulha para a área designada.
“À chegada, a equipa de segurança apercebeu-se de que a escavação feita pelo grupo de mineiros ilegais havia desabado, devido à instabilidade do solo, resultando na perda de vida de um dos mineiros ilegais.
As autoridades de nível distrital, provincial e nacional foram notificadas sobre o incidente. E no dia 25 de Dezembro de 2023, uma equipa do SERNIC fez-se ao local do incidente, tendo removido o corpo e entregue à família”, refere a mineradora em comunicado.
Refira-se que este é o terceiro incidente grave envolvendo mineiros ilegais este mês. Os dois anteriores resultaram em ferimentos de oito agentes de segurança e três mineiros ilegais.
A MRM refere no comunicado estar a notar um aumento da actividade de mineração ilegal durante a época chuvosa, devido à humidade, que torna o solo mais leve e fácil de escavar, bem como a existência de poças de água, que facilitam o processo de lavagem. Entretanto, a humidade aumenta o risco de deslizamento de terra e colapso dos túneis (ou covas). É nessas condições que a maioria das fatalidades de mineiros ilegais ocorre. A MRM aconselha as pessoas a não pautarem por este tipo de actividades.
Facebook Comments