Ossufo Momade será, mais uma vez, candidato para as eleições Gerais agendadas para Outubro do corrente ano. O facto foi confirmado pelo porta – voz da Renamo, José Manteigas, esta quarta-feira, 03 de Janeiro, sem, que, no entanto, a decisão tenha sido chancelado pelo Congresso ou outro órgão do partido.
Numa altura em que se esperava ansiosamente que o porta-voz da Renamo, José Manteigas viesse a público para anunciar a data do VII Congresso daquele partido que, em princípio devia ter lugar este mês ou o próximo tendo em conta que o último Congresso da Renamo completa cinco anos no próximo dia 15 de Janeiro, período que coincide com o fim do mandato de cinco anos de Ossufo Momade, eis que o também deputado da perdiz veio anunciar uma bomba.
José Manteigas, sem referir-se a alguma decisão da Comissão Política ou de qualquer outro órgão e sem dizer uma palavra sequer sobre o tão aguardado Congresso assumiu que Ossufo Momade será mesmo candidato presidencial da Perdiz.
Manteigas apoia-se nos resultados das VI Eleições Autárquicas para justificar que Momade é o homem certo para o ser o candidato da perdiz.
“Ossufo Momade é o nosso candidato e o presidente que está a trazer sucessos ao partido. Como se sabe, foi com Ossufo Momade que nós ganhámos nas últimas autárquicas. Esta vitória significa uma boa liderança da Renamo”, sublinha.
No entanto, apesar do porta – voz da Renamo ter confirmado que Ossufo Momade será candidato, caberá, certamente, aos órgãos do partido a última decisão sobre o candidato presidencial.
Para já, o anúncio agitou a sociedade moçambicana, havendo, pelo menos nas redes sociais um coro de indignação sobre a decisão e juristas, alguns dos quais afectos à Renamo criticam a postura do porta-voz da Renamo, alegando que viola, de certa forma, o que preconizam os Estatutos da Renamo.
Manteiga e os que o mandataram colocaram-se no lugar do Congresso
Na sua página do Facebook, o jurista Elvino Dias, devoto simpatizante da perdiz, sem pretender discutir o mérito da escolha do General Ossufo Momade ou de quem quer que seja dentro do Partido para concorrer nas eleições presidenciais que se avizinham, até que declara amores pelo presidente da Renamo, denunciou o que considera ser uma grave violação dos Estatutos do Partido por parte do Porta voz e da entidade cuja voz ele porta.
“Os estatutos do Partido, que por sinal são públicos (estão na internet), são claros ao se referir nos artigos 19, 20 e 21 o seguinte: i) O Congresso é o órgão Supremo do Partido; ii) Compete ao Congresso eleger o Presidente do Partido; e iii) O Congresso reúne ordinariamente de 5 em 5 anos”, sublinha Dias.
Aliás, no seu entender, ao anunciar o Candidato do Partido para as eleições presidenciais, numa altura em que o mandato deste está a escassos dias de findar, “o porta-voz do partido e as pessoas que o mandataram, violam gravemente a letra e o espírito das disposições dos estatutos que citei. Eles colocaram-se no lugar do Congresso e elegeram o candidato da sua preferência para concorrer para as eleições presidenciais”.
Facebook Comments