Quando chega a quadra festiva assiste-se um pouco por todo pais a especulação os preços dos bens de primeira necessidade. No entanto, na última quadra festiva da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) refere que conseguiu controlar o fenômeno.
De acordo com Gabriel Chongo, delegado da Inspecção Nacional de Actividades Económicas, apesar das constantes variações de preços de algumas mercadorias, foi possível controlar a variação dos preços principalmente, no Mercado Grossista do Zimpeto.
Em relação a escassez de tomate e ovo que viram os seus preços inflacionarem na sequência das chuvas e gripe aviaria que se fizeram sentir, Chongo reconheceu que foi possível abastecer o mercado com a produção nacional, mas realçou que preço do tomate chegou a ser agravado de 260 para 900 meticais por 10 quilogramas, enquanto o custo de 15 dúzias de ovo variou de 1500 a 2250 meticais.
“De Outubro a Dezembro, o preço de tomate e ovo sofreu variações e contamos apenas com a produção nacional para garantir a disponibilidade nos mercados. Apesar da variação de preços no mercado, foi possível satisfazer às necessidades dos consumidores na quadra festiva”, declarou.
Facebook Comments