Araújo alerta que a Renamo pode ser processada pela PGR por não seguir as leis

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O edil de Quelimane e membro do Conselho Nacional da Renamo, Manuel de Araújo, alinha com o discurso de Venâncio Mondlane, referindo que José Manteigas violou os estatutos do partido ao anunciar Ossufo Momade como candidato presidencial antes do Congresso. Apoiando-se na Lei dos Partidos, Araújo alerta, por outro lado, que a perdiz corre o risco de ser processada pela Procuradoria Geral da República (PGR) por não seguir as leis em vigor no país.

“A Procuradoria Geral da República pode agir para a reposição da verdade. A lei dos partidos diz que os partidos devem ser democráticos e a Renamo não pode correr o risco de ser processada como partido por não seguir as leis”, declarou para depois referir que em Dezembro alertou o presidente da mesa do Conselho Nacional sobre a urgência para a convocação do Conselho Nacional

No entender de Manuel de Araújo não se pode declarar alguém candidato às presidenciais antes de um processo interno e atira que “José Manteigas não conhece os estatutos e não leu, ou violou de forma flagrante. E aí há um outro ponto, o Conselho Jurisdicional deve-se pronunciar. Simone Macuiane, que é o presidente do Conselho Jurisdicional, deveria convocar, analisar o discurso do senhor Manteigas e fazer recomendações. Porque aquele discurso viola os estatutos do partido”

O edil de Quelimane lembra que a Renamo é o pai da democracia em Moçambique e, por isso deve cumprir com os preceitos democráticos, tendo ainda referido que nem a secretária – geral tem a legitimidade de determinar Ossufo Momade como candidato da perdiz.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *