Mais três empresas admitidas ao terceiro mercado da Bolsa de Valores de Moçambique

DESTAQUE ECONOMIA

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) admitiu, a 29 de Dezembro de 2023, mais três empresas para o seu Terceiro Mercado, nomeadamente a Zaya Group, S.A, a Trassus S.A e a RGS AGRO S.A.

A Zaya Group, S.A. tem como objecto principal a gestão de empresas, consultoria nos domínios de negócios e gestão, comércio geral e prestação de serviços. Com sede em Maputo, esta empresa opera igualmente no sector da agroindústria, com particular destaque para a produção e comercialização de frango processado e seus derivados.

De referir que a BVM admitiu para o seu Terceiro Mercado 2.000.000 (dois milhões) de açcões da Zaya Group, S.A, representativos de 100% do capital social da sociedade, correspondente a 2.000.000 (dois milhões) entre acções ordinárias, nominativas e escriturais, com valor nominal unitário de MZN 1,00 (um Metical) cada acção.

Quanto à Trassus, S.A, importa referir que a empresa dedica-se ao comércio geral a grosso e a retalho de mobiliário, incluindo a sua importação e exportação, bem assim a prestação de serviços em diversas áreas. Tem igualmente a sua sede em Maputo.

O montante global dos valores mobiliários admitidos da Trassus, S.A, é de 2.000.000,00 MT (dois milhões de Meticais), representativo de 100% do capital social da sociedade, correspondente a 20.000 (vinte mil) acções ordinárias, nominativas e escriturais, com o valor nominal de 100,00 MT (cem Meticais) cada acção.

A RGS AGRO, S.A, é uma sociedade que tem por objecto o investimento em agroindústria de manufaturação açucareira, refinaria de açúcar e de produtos derivados, produção de etanol e de fertilizantes e distribuição de açúcar, energia e produtos derivados e afins, com sede na cidade de Maputo.

O montante global dos valores mobiliários admitidos da RGS AGRO, S.A, é de 5.000.000 (Cinco milhões de Meticais) representativos de 100% do capital social da sociedade, correspondente a 5.000.000 (cinco milhões) de acções ordinárias, nominativas e escriturais com valor nominal de 1,00 MT (um Metical) cada acção.

Com a admissão destas três empresas, o Terceiro Mercado de bolsa passa a contar com sete sociedades nele integradas, designadamente a REVIMO, S.A., a 2 Bussiness, S.A., a Paytech, S.A., a Mozambique Weiyue Internacional (MWIH), a Zaya Group, S.A, a Trassus, S.A e a RGS AGRO, S.A.

Importa referir que a BVM lançou, em Novembro de 2019, o Terceiro Mercado de bolsa, que constitui um mercado bolsista alternativo ao Mercado de Cotações Oficiais (MCO) e ao Segundo Mercado (SME), que desde o ano 2020 acolheu sete das oito empresas listadas na BVM, comprovando que é um mercado de bolsa calibrado para a maior parte das empresas moçambicanas, que são PME’s.   Actualmente a BVM S.A possui 16 empresas cotadas.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *