Site icon

ARA – Centro pede retirada urgente da população nas zonas ribeirinhas

Fevereiro e Março são o pico da época chuvosa em Moçambique e em 2024 não será diferente

A Zona Centro do país está em alerta laranja devido a ocorrência de chuvas. Como medida de precaução para o pico da época chuvosa, a Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro), insta a população de oito distritos das províncias de Tete, Manica, Zambézia e Sofala para se retirar das zonas ribeirinhas.

A entidade responsável gestão hidróloga na região Centro observa que, apesar do cenário actual em que se registam chuvas fracas e moderadas, há previsão de ocorrências de chuvas fortes, daí que defende a retirada da população para evitar males maiores.

“Fizemos um apelo para a população, no geral, para a tomada de medidas de precaução, uma vez estarmos no pico da época chuvosa, embora ocorram chuvas fracas, moderadas, mas sempre vão ocorrer chuvas fortes, em alguns pontos das bacias”, explicou Francisco Macaringue citado pelo Voz da América.

Macaringue lembrou, por outro lado, que que os primeiros três meses desta época chuvosa foram caraterizadas por temperaturas altas e baixo escoamento das bacias da região, esperando-se um cenário contrário nos próximos tempos, defendendo, por isso, a necessidade de precaução da população, que vive nas ilhas e nas margens dos rios

Exit mobile version