Agnaldo Navalha exige reunião de quadros para “salvar” o MDM e propõe Albano Carige como candidato presidencial

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Tal como aconteceu nas eleições autárquicas realizadas em 2018, no pleito eleitoral que teve lugar no dia 11 de Outubro de 2023, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) venceu apenas na Cidade da Beira. Olhando para actual cenário, Agnaldo Navalha, membro do MDM, observa que o partido está doente e exige uma reunião de quadro para salva-lo. Outrossim, Navalha propõe Albano Carige como candidato presidencial em detrimento de Lutero Simango.

Em Outubro do corrente ano, os moçambicanos serão chamados as urnas para escolher o sucessor de Filipe Nyusi na Ponta Vermelha. A Renamo foi o primeiro partido a tornar público o nome do seu candidato, Ossufo Momade, mas o anúncio activou, mais uma vez, o modo desorganização no seio da perdiz.

Venâncio Mondlane, Manuel de Araújo e Elias Dlhakama foram os membros do maior partido da oposição que criticaram a formalização da candidatura de Momade antes da realização do Congresso, daí que entendem que a mesma viola os estatutos da perdiz. Aliás, Mondlane assumiu que pretende candidatar-se para a presidência do partido para consequentemente ser candidato presidencial.

No que respeita ao MDM, tudo indica que Lutero Simango será o candidato. No entanto, parece que nem todos os membros do galo apoiam a candidatura do presidente da formação fundada por Daviz Simango. A título de exemplo, Agnaldo Navalha, ao invés do actual líder do partido, propõe o nome do actual edil da Beira.

“O Albano Carige deve ser chamado a dirigir o Secretáriado Geral do MDM e até devemos ir com ele como candidato a presidente da República. Excia queiramos sim, queiramos não, não existe figura no MDM que pode melhorar o nosso resultado nas Assembleias Provinciais e até a Assembleia da República é sem sombra de dúvida Albano Carige como disse nada contra o presidente”, refere Navalha numa carta dirigida ao líder do MDM.

Agnaldo Navalha não tem dúvidas de que Carige é único que pode concorrer com Venâncio Mondlane e adiar o fim do Movimento Democrático de Moçambique.

“Alguém já imaginou a RENAMO conseguir ter o Venâncio Mondlane como candidato a Presidente da República? Será o fim do MDM! Quem está hoje em altura de correr com ele como adversário forte na oposição? Aí urge a necessidade de ver com quem nos coligamos, não com partidos sem estrutura e sem membros, e com que sociedade civil queremos ir. Excia o trufafa trufafa está a chamar e destruir a oposição a favor da RENAMO qual é a estratégia hoje a seguir?” questinou.

No entender de Agnaldo Navalha, o Movimento Democrático de Moçambique está moribundo e Lutero Simango está rodeado “de membros que não conhecem o partido e que querem usar da política um trampolim para alcançar o poder, daí que exige uma reunião de quadros para salvar o partido.

“Os quadros exigem uma reunião que possa salvar o partido, não falamos da reunião dos que mataram o partido como o Conselho Nacional como o Secretariado como a Comissão política mas sim os donos do MDM e que sabem qual foi a razão da construção deste partido. Hoje já ninguém se lembra do Moçambique para todos ficam a propalar a nossa esperança a esperança do povo Moçambicano. Não vislumbro a continuar assim nenhuma esperança. Nós queremos salvar o partido e nós queremos te ajudar a salvar o partido, queremos te ajudar a ter melhor resultado e te orgulhares no fim e mesmo no fim te deixarmos liderares este partido com outros ares”, refere Navalha para depois sugerir mexidas na Liga da Mulher e na Liga da Juventude do MDM.

“Precisamos trocar as pedras com urgência, está hoje claro que não ganhamos eleições gerais e não podemos concorrer só para ver nossos nomes e fotos nas camisetas vamos sim para melhorar o nosso resultado. Mas para isso temos de nos rever e deixo desde já minha opinião pessoal. A liga da juventude precisa de conferência nacional nada contra Renato Muelega ele até é um amigo de trincheira e de longa data. Precisamos sim mexer a liga da Mulher porque não esteve neste período eleitoral e a Secretária Geral actual tem tarimba para presidir a liga da Mulher”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *