Namparas fecham unidades sanitárias devido a desinformação sobre cólera em Cabo Delgado

DESTAQUE SOCIEDADE

A força local, sobejamente conhecida por Namparas, está a encerrar alguns centros de saúde na sequência da desinformação sobre a origem da cólera em alguns distritos da província de Cabo Delgado.

No distrito de Namuno, a força magica que teve o aval do Governo para auxiliar as Forças de Defesa e Segurança na luta contra o terrorismo deixou a população o posto de saúde, sendo antes de lograr os seus efeitos expulsaram os profissionais de saúde destacados para trabalhar naquela unidade sanitária.

A destruição do posto médico abriu espaço para uma rixa com a Polícia da Republica de Moçambique (PRM). Na sua versão dos factos os Namparas alegam que os centros de saúde estão por detrás da proliferação da doença diarreica.

Segundo alguns membros da comunidade que falaram ao Evidências na condição de anonimato, baseou-se nos relatos das outras regiões onde a população matou os líderes comunitários na sequência da proliferação da cólera.

O sector da saúde ao nível da província de Cabo Delgado confirmou a destruição dos centros de saúde em alguns distritos, lamentando que o facto de alguns indivíduos se aproveitarem da cólera para semear desordem.

“Isso realmente aconteceu e tomamos conhecimento só que temos que evitar alastrar para que as pessoas não pensem de forma contrária para criar o medo que se vive nos distritos do norte e centro da província”, declarou o médico-chefe em Cabo Delgado. (Adolfo Manuel)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *