HCB encerra 2023 com produção anual de 16.057,5 GWh

DESTAQUE ECONOMIA

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) S.A, uma das maiores produtoras independentes de energia da região austral de África, encerrou o ano de 2023 com uma produção na ordem dos 16.057,55 GWh, uma cifra que representa 12,36% acima das projecções daquele ano e 2,0% acima do volume da produção alcançada em 2022.

“A produção anual alcançada até 31 de Dezembro de 2023, é a maior dos últimos cinco anos e resulta de uma gestão criteriosa, da disponibilidade hídrica da barragem e da implementação do reforço da operação e manutenção permanente dos equipamentos de geração e transporte hidroenergéticos”, referiu Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB.

Segundo a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em 2023, o nível de armazenamento na albufeira esteve a 75% da sua capacidade útil, valor recomendado pelas normas de exploração da Barragem e da Albufeira no que concerne à segurança hidráulica operacional, sendo que este armazenamento representa uma margem considerável da capacidade de encaixe da Albufeira, face as eventuais afluências elevadas das barragens e outros tributários a montante, no pico da época chuvosa que acaba de iniciar.

A HCB aponta, por outro lado, que este factor poderá permitir reduzir possíveis impactos negativos nas zonas ribeirinhas dos distritos a jusante, tal como ocorreu no início de 2023, quando a barragem contribuiu significativamente para a mitigação de inundações nas regiões de Muturara e Caia.

No ano em curso, o PCA da Hidroeléctrica de Cahora Bassa espera que a empresa reforce o estatuto de elemento chave no desenvolvimento da economia nacional.

“No que se refere ao desempenho econômico-financeiro, a Empresa facturou, aos seus principais clientes, valores consideráveis e coincidentes com a produção hidroenergética e revisão tarifária ao estrangeiro, e as previsões de lucros apontam para cifras que permitirão a Empresa honrar os seus compromissos com o Estado e fornecedores de equipamentos, bens e serviços necessários ao empreendimento. As perspectivas para 2024, indicam uma consolidação dos principais indicadores financeiros da HCB o que reforçará a posição estratégica da Empresa enquanto elemento chave para o desenvolvimento e para a economia nacional”, declarou Tomás Matola.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *