MINEDH disponível para colaborar com o GCCC no esclarecimento da corrupção detectada nos contratos de produção de livros

DESTAQUE SOCIEDADE

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) mostrou-se disponível para colaborar com o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) no esclarecimento da suposta corrupção nos contratos para a produção dos manuais da 5ª e 6ª classes em 2022.

Este posicionamento do Ministério da Educação surge volvido um dia depois do Ministério, através de uma nota, apontar que detectou irregularidades na contratação das editoras e no processo de produção dos manuais com erros de conteúdo.

Na rota que o Evidências teve acesso, o Gabinete Central de Combate à Corrupção refere que instaurou um processo-crime contra dez cidadãos, nove funcionários do MINEDH e um de uma editora.

Na sua versão dos factos, o pelouro da Educação e Desenvolvimento Humano, através do seu porta – voz, mostrou-se disponível para colaborar com o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) no esclarecimento da suposta corrupção nos contratos para a produção dos manuais da 5ª e 6ª classes em 2022, que por sinal tinham erros e conteúdo.

“Vamos continuar a acompanhar este trabalho porque na altura em que se despoletou esta questão dos livros nós recebemos uma inspecção aqui da administração pública e depois recebemos recomendações. Estaremos prontos para colaborar com tudo aquilo que a justiça vai precisar de aprofundar do nosso lado”, disse Manuel Simbine.

Por outro lado, Simbine jura de pês juntos que o MINEDH cumpriu todas as recomendações do relatório da inspecção, sendo que uma das decisões tomadas foi o afastamento de funcionários com cargos de direcção.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *