As exportações das areias pesadas de Chibuto, província de Gaza, arrancam no primeiro semestre do ano em curso em virtude de estar para breve a conclusão das obras de construção da doca de Chongoene, por sinal infraestrutura que servirá para atracagem das embarcações.
De acordo com o administrador de Chongoene, Artur Macamo, a conclusão da doca de Chongoene abre espaço para a exportação das areias pesadas ainda no primeiro trimestre do ano em curso.
“As obras estão a decorrer segundo o cronograma inicialmente traçado, o que nos leva a concluir que as operações de exportação das areias pesadas poderão ocorrer no final do primeiro trimestre deste ano”, revelou Macamo, citado nesta pelo jornal Notícias para posteriormente que doca, avaliadas em mais de 300 milhões de dólares, vai servir igualmente para a exportação de áreas pesadas exploradas em Mandlakazi.
“Na fase inicial, serão embarcadas 20 mil toneladas por dia de carga e até 2025 esperamos que o volume aumente para mais de 40 mil. Para além de minérios extraídos em Chibuto, a doca vai, futuramente, servir de ponto de saída das areias pesadas de Chongoene e de Mandlakazi, cujo arranque da exploração está previsto para breve”.
Prosseguindo, o administrador de Chongoene referiu que está previsto para Fevereiro em curso o arranque das operações de descarregamento e armazenamento das areias pesadas para posterior exportação.
.
Facebook Comments