Prêmio Júlio Carrilho pretende promover investigação e inovação no seio dos estudantes da arquitectura no país

DESTAQUE SOCIEDADE

A capital moçambicana, Maputo, foi recentemente palco do 1° Congresso de Arquitetura de Moçambique cujo lema foi “Resiliência do edificado e desafios da prática profissional”. O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, marcou presença no evento que também contou diversos convidados do sector de desenvolvimento das infrastruturas.

O encontro entre os profissionais de uma área de tamanha importância para o desenvolvimento organizado e sustentável de Moçambique acabou por ficar marcado pelo anúncio do lançamento por parte da presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel, e pelo Bastonário da Ordem dos Arquitetos de Moçambique, Luís Lage do Prémio Anual Júlio Carrilho que tem como principal objetivo distinguir o melhor trabalho de fim de curso de arquitetura, assim como o melhor projeto da área, desenvolvido por jovens até 30 anos de idade.

“Queremos que sejam valorizados os trabalhos que abarcam o uso racional da água e o uso de energias renováveis, para que possamos contribuir nas ações de adaptação às mudanças climáticas”, disse Graça Machel.

Durante a cerimónia, a Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, realçou alguns dos projetos que tiveram a mão direta de Júlio Carrilho e que permitiram desenvolver infraestruturas que possibilitaram o desenvolvimento de Moçambique como por exemplo as barragens de Corumana e Pequenos Libombos.

Por sua vez, Fernanda Machungo, esposa de Júlio Carrilho, lembrou as qualidades de Júlio Carrilho enquanto líder, esposo, amigo e professor, destacando sua bondade, honestidade e paciência.

“É impossível mencionar Júlio sem mencionar sua paixão pela arquitetura. Os passeios em família aos domingos eram repletos de histórias e lições, tornando cada dia ao seu lado uma experiência enriquecedora e educativa”, disse.

O lançamento do prémio contou com a presença dos profissionais do sector, com a presença do Presidente do Conselho Autárquico de Maputo, Rasaque Manhique, Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, PCA da FDC e filhos de Júlio Carrilho.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *