Governo diz que actual situação humanitária em Cabo Delgado não justifica decretação do Estado de Emergência

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Governo reconheceu que houve aumento exponencial do número de deslocados na sequência dos ataques protagonizados pelos insurgentes nos últimos meses em alguns distritos da província de Cabo Delgado, mas refere que ainda estão longe dos um milhão que o conflito provocou num passado recente e, por isso, concluiu que a actual situação humanitária não justifica a decretação do Estado de Emergência.

De acordo com o porta – voz do Conselho de Ministros, as últimas incursões dos terroristas fizeram mais de 67 mil novos deslocados, sendo que o Executivo está a envidar esforços para melhorar as condições de alojamento para os mesmos.

“Nesta altura, nós falamos 67 321 deslocados, o que corresponde a 14 200 famílias que são consideradas como chegadas à província de Nampula e outros sítios tidos como mais seguros para os deslocados dentro da própria província de Cabo Delgado (…) “estão num centro provisório de emergência no distrito de Eráti (província de Nampula) e está a ser feito todo um trabalho para que, nas escolas em que as pessoas se foram refugiar ou nas casas de familiares em que as pessoas estão, sejam melhoradas as condições de alojamento”, disse Filmão Suazi.

O Primeiro – ministro, Adriano Maleiane, revelou, recentemente, que o Governo não tinha dinheiro suficiente para assistir os deslocados, o que, de certa forma, abriu espaço para a decretação do Estado de Emergência. Contudo, Suazi disse que a actual situação humanitária não justifica Estado de Emergência ou de Sitio.

“Foi entendido ainda não terem sido criadas as condições para que se decrete Estado de Emergência ou Estado de Sítio em Cabo Delgado. Não é esse ainda o caso. Vamos discutir na sessão do Conselho de Ministros qual é a melhor (opção), mas enquanto isso não acontece estamos no terreno. O INGD está no terreno a funcionar para, pelo menos, as questões humanitárias serem acauteladas”.

O Conselho de Ministros entende que não há razoes para decretar Estado de Emergência em Cabo Delgado, mas, por outro lado, decretou alerta amarelo preventivo em relação à época chuvosa e ciclónica.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *