Moçambique está a criar condições para combater o terrorismo depois do termino da missão da SAMIM – garante Suaze

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O porta – voz do Governo, Filmão Suaze, garantiu, nesta terça – feira, 27 de Janeiro, que o país está a criar condições para continuar a combater o terrorismo depois da saída da SAMIM do Teatro Operacional Norte.

Em Agosto de 2023, os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovaram a prorrogação da missão da SAMIM em Cabo Delgado por 12 meses, ou seja até Julho do corrente ano, sendo que há plano de retirada progressiva das tropas.

Com a iminente saída da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique do Teatro Operacional Norte, o Governo vai perder um aliado de peso na luta contra os grupos armados que desde Outubro de 2017 semeiam terror naquela parcela do país.

No entanto, o porta – voz do Conselho de Ministros, Filmão Suazi, revelou que o Executivo está a criar condições para continuar a combater o terrorismo depois do termino da missão da SAMIM,

O Governo está atento e a fazer de tudo para que, independentemente da saída da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique continuemos a ter as condições para lutar contra o terrorismo”, declarou Suaze.

Refira-se que a missão SAMIM compreende tropas de oito países contribuintes da SADC, nomeadamente, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Malawi, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *