A capital moçambicana, Maputo, foi, recentemente, palco de uma conferência destinada a debater as novas tendências da indústria financeira e a transformação digital em curso na banca. O evento foi promovido pela Asseco PST, empresa especialista no desenvolvimento de software bancário.
Perante uma plateia composta sobretudo por diretores e administradores, os temas dominantes foram a modernização dos bancos moçambicanos, o papel central desempenhado pela tecnologia, e as expetativas crescentes dos consumidores na relação com o seu banco.
Num contexto em que os sistemas bancários têm de evoluir e tornar-se mais flexíveis, esteve em destaque no evento a apresentação da nova solução de “core” bancário para ambiente Cloud (Asseco CB), por sinal numa altura em que a “nuvem” ganha espaço numa economia cada vez mais digital.
O “core” bancário é o coração da infraestrutura tecnológica de qualquer banco. É ele que permite assegurar a gestão dos clientes, das contas correntes, dos depósitos, dos empréstimos ou das transferências, entre muitos outros tipos de movimentos bancários que qualquer pessoa executa no seu dia a dia. Com o avanço contínuo da tecnologia, os sistemas “core” dos bancos também precisam de se adaptar e interligar-se com novas soluções, sejam elas as aplicações nos telemóveis, a inteligência artificial ou a Cloud.
“A modernização dos sistemas de ‘core’ bancário é um desafio permanente para todos os bancos. Atualizá-los exige investimento em tempo e conhecimento”, explica Daniel Araújo, CEO da Asseco PST. E o mesmo responsável acrescenta: “A abordagem proativa da nossa empresa tem permitido uma evolução positiva aos bancos com quem trabalhamos, respondendo às suas necessidades de evolução e crescimento”.
Presente em Moçambique desde 1993, a Asseco PST assegura actualmente o “core bancário” de seis bancos comerciais que integram o sistema financeiro do País. Adicionalmente, a empresa tecnológica tem ainda como clientes mais três instituições financeiras por via de outras soluções aplicacionais. Em 2007, abriu o seu escritório permanente em Maputo e, mais recentemente, em abril de 2019, lançou a Asseco Academy, uma academia de formação vocacionada para a qualificação de quadros técnicos para o sector bancário.
Durante a conferência foram igualmente abordadas outras soluções tecnológicas dirigidas aos bancos e que impactam o dia a dia de qualquer cliente bancário, incluindo a nova oferta na área de canais digitais, a Asseco OCP – Omnichannel Platform.
Líder em desenvolvimento de soluções tecnológicas para a banca, a Asseco PST está presente em mais sete mercados, além de Moçambique. São os casos de Angola, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Namíbia e Malta.
Refira-se que empresa integra desde 2015 a multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, cotado internacionalmente nas Bolsas de Varsóvia (Polónia), Tel Aviv (Israel) e Nasdaq (Estados Unidos). A Asseco PST é parceira de mais de 70 instituições financeiras, entre bancos, seguradoras e SFAC (sociedades financeiras para aquisições a crédito), contando com uma equipa de mais de 600 colaboradores.
Facebook Comments