Das antigas bases militares a destinos turísticos

OPINIÃO

Alexandtre Chiure

A guerra foi sempre uma coisa horrível. Mata, destroi, mutila e causa desgraças às populações. Quando termina, deixa-nos com tristes recordações de pai, mãe, filho, tio, avó, vizinho, amigo ou colega de serviço que perdeu a vida vítima de um conflito sem sentido.

Lembra-nos os dias que passamos nas matas, com frio e fome, em busca de refúgio porque as nossas zonas de origem, testemunhas da nossa história e guardiões da nossa cultura, dos nossos hábitos e costumes, não oferecem mais segurança para viver.

No fim percebemos que a guerra nos tornou mais pobres do que antes e atrasados economicamente. Os nossos sonhos como cidadãos e como país foram adiados para mais tarde.

Alguns dos conflitos, que se tornaram cíclicos no país, já nos deixaram marcos históricos e de inegável importância para nós como povo e para o turismo, como fonte de receita. Refiro-me às antigas bases militares e lugares com interesse turístico.

Da guerra de libertação resta-nos Matchedje, uma região da província do Niassa que saltou do mapa por ter abrigado uma base militar da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), local que acolheu o primeiro congresso deste que foi movimento nacionalista.

Temos a Casa Banana, em Sofala, a antiga base central da Renamo, na guerra pela democracia que tirou do anonimato o pacato povoado de Sandjundjira, visto até então como novo santuário da “perdiz”. Zona que antes ninguém conhecia.

Viveu neste local Afonso Dhlakama e parte da sua tropa. Aqui desenvolveram-se acções diplamáticas para levar o líder da Renamo de volta para Maputo e evitar, a todo o custo, a eclosão de uma nova guerra civil em Moçambique.

Embaixadores de alguns países escalaram Sandjundjira. O mesmo aconteceu com representantes de algumas confissões religiosas em missões de mediação do conflito. Quer queiramos, quer não, este lugar é histórico e uma atracção turística. Maríngue e Gorongosa são outras regiões de Sofala que ganharam importância histórica quando se fala da guerra dos 16 anos entre o exército e a guerrilha da Renamo.

Num país normal, alguém pegaria nestes locais e colocava-os na rota de turismo em Moçambique. O turismo cultural que não parece figurar nas prioridades de quem tem a responsabilidade de promover a imagem do país como destino turístico.

Infelizmente, estes olham para as antigas bases e outros sítios que a guerra os tornou históricos da mesma forma que qualquer pessoa. Não há nenhum pensamento estratégico em torno do assunto. Um olhar de especialistas de turismo pagos para descobrirem novos destinos turísticos no país onde os outros vêem um manto cinzento.

Se não sabem, aprendam dos outros. Os angolanos, por exemplo, estão a transformar Cuito Cuanavale num paraíso turístico, local onde travou-se uma grande batalha durante a luta de libertação de Angola. Um hotel de três estrelas, habitações e espaços comerciais são algumas das acções previstas para acolher o turismo.

E nós, o que estamos a fazer a esse respeito? Nada. Se não se pode avançar em termos de acções no terreno no que diz respeito à Casa Banana, Sandjundjira e outros lugares devido à prevalência de ataques militares, não há qualquer justificação quanto à Matchedje. A guerra de libertação nacional terminou há mais de 40 anos, mas até hoje não houve nenhum aproveitamento turístico deste local.

Ao que tudo indica, os promotores da imagem do país como destino turístico ainda não descobriram o interesse turístico do Chai, em Macomia, Cabo Delgado, local onde foi disparado o primeiro tiro que deu início à guerra pela independência de Moçambique. Os edifícios estão lá. A história está lá. O que falta é levar o turismo para o local.

Enquanto os políticos buscam a paz efectiva, os técnicos têm que nos mostrar que algo estão a fazer, sem politiquices e com profissionalismo, a pensar no relançamento de turismo pós-guerra em Matchedje, Chai, Casa Banana, Sandjudjira e outros lugares.

Não há dúvidas que, como destinos turísticos, as antigas bases militares podem atrair não só o turismo internacional. Gente que tem paixão pelo turismo cultural, mas tamém o doméstico. É verdade que seria preciso fazer alguns investimentos em infraestruturas turísticas, a exemplo de hotéis e lodges, alguns dos quais comunitários, e restaurantes para servirem aos turistas.

É, sim, da responsabilidade do Ministério de Turismo como sector, mas, mais do que isso, das agências de viagens (AV) ou dos dois juntos. Até onde sei, as atribuições das AV vão para além de vender bilhetes de avião. Desenhar pacotes turísticos é parte de si, em coordenação com as companhias aéreas.

Promover Moçambique como destino turístico não é falar apenas de praias, paisagens, hotéis, lodges, gastronomia, parques e reservas ou participar em feiras internacionais de turismo. É também trabalhar no que temos no país para atrair turistas. Mostrar a nossa história, a nossa cultura ou seja o turismo cultural.

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