“Filipo” destrói centenas de casas em Vilankulo

DESTAQUE SOCIEDADE

A tempestade tropical severa “Filipo” atingiu, na madrugada desta terça – feira, 12 de Março, a cidade de Vilankulo, sul de Moçambique, tendo destruído centenas de casas, edifícios públicos e privados.

De acordo com o Edil de Vilankulo, Joaquim Quinito Vilanculos, citado pela Lusa, para além destruir casas, a tempestade tropical severa deixou várias estradas intransitáveis.

“Podemos estar a falar de centenas de casas afetadas, que ficaram sem coberturas, porque é lá nos bairros que a situação está mais complicada. Estamos a fazer o levantamento, mas também temos vários edifícios públicos afetados”, disse Vilanculos que posteriormente referiu que o Estádio Municipal de Vilankulo ficou parcialmente destruído.

“Era o único estádio que tínhamos. Mas também a sede distrital da Procuradoria-Geral da República ficou sem a cobertura, e outros edifícios. Ainda estamos no terreno, isto para não falar das vias, como a marginal, que está intransitável”

Depois de Inhambane e Sofala, segundo O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), a tempestade tropical Filipo poderá afectar as províncias de Maputo e Gaza a partir desta terça – feira (12)

“O sistema vai continuar a evoluir, de tal modo que também irá deslocar-se progressivamente e já está a influenciar o estado de tempo na província de Gaza e esta influência vai continuar nas próximas 12 e 24 horas (…) “Não obstante, nós já temos alguns registos de chuva muito fraca por conta da aproximação do sistema. De maneira geral, o que nós esperamos, depois que este sistema entre para a província de Maputo, é que ele se desloque para a região do mar saindo sobre o norte da província de Maputo e o sul da província de Gaza a partir do dia 14”, explicou o meteorologista, Telmo Sumila.

Refira-se que o INAM recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança face a situações de ventos fortes e chuvas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *