UnISCED cancela cursos de licenciatura em enfermagem à distância

DESTAQUE SOCIEDADE

A Universidade Aberta ISCED (UnICESD) fazia parte de uma lista restrita de instituições de ensino superior que ministravam o curso de enfermagem à distância. No entanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior alertou, recentemente, que não vai reconhecer os títulos adquiridos naquela instituição, daí que mesma decidiu cancelar, com efeitos imediatos, os cursos de enfermagem à distância.

O caso das universidades que formam os profissionais de saúde remotamente foi despoletado pela Ordem dos Enfermeiros de Moçambique que, na ocasião, acusou a Universidade Aberta ISCED de banalizar os cursos.

Aliás, na voz da sua bastonária, a Ordem dos Enfermeiros de Moçambique revelou que em nenhum momento aquela instituição do ensino superior foi autorizada a leccionar o curso de Enfermagem pelas instituições que o deveriam fazer.

Relativamente ao braço de ferro entre a Ordem dos Enfermeiros e a Universidade Aberta ISCED, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior referiu que se trata de um assunto complexo, mas referiu constatou “falta de comprovativo e uso indevido do Memorando de Entendimento entre a Ordem dos Enfermeiros de Moçambique e a UnISCED para a obtenção de acreditação de cursos técnico-profissionais e de licenciatura em Enfermagem, na modalidade de ensino à distância (on-line), junto do INED, confundindo, deste modo, o processo de avaliação para a acreditação destes”.

Perante a posição da instituição que chancela o ensino superior no país e da Ordem dos Enfermeiros, a UnISCED, através de um comunicado datado de 25 de Março corrente, revelou que cancelou, com efeitos imediatos, os cursos de enfermagem à distância.

“Para conhecimento de todos e devidos efeitos, comunico que em cumprimento do Despacho No. 01/GD-G/INED/2024, de 22 de Março, todas as atividades, relativamente ao curso de Licenciatura em Enfermagem, ficam canceladas, com efeitos imediatos. Oportunamente iremos partilhar informações sobre o tratamento que será dado ao actuais estudantes Esta comunicação revoga todas as disposições anteriores”, lê-se o comunicado assinado pelo reitor da Universidade Aberta ISCED.

Refira-se que na carta dirigida ao Universidade Aberta ISCED em 2014, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aponta que “é contra a tecnologia de Ensino à Distância em si, e não descura a importância da educação à distância. Todavia, não a considera aplicável para a formação inicial de licenciatura em Enfermagem no país, apesar da indicação de uso de um modelo híbrido”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *