Governo diz situação actual justifica saída da SAMIM de Cabo Delgado       

Sem categoria

Com a chegada das tropas amigas, ou seja Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) e tropas ruandesas, Moçambique conseguiu alcançar êxitos na luta contra o terrorismo no Teatro Operacional Norte. Contudo, já é um dado adquirido que a SAMIM vai abandonar a província de Cabo Delgado em Julho do presente ano. Executivo considera que a situação justifica a decisão, uma vez que não é a mesma que se verificava antes da chegada da força regional.

“A situação em que nós nos encontramos agora é muito diferente daquela em que nós estávamos quando esta força veio a Moçambique. A situação atual já justifica que se acione a sua retirada”, declarou o porta – voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.

Suaze, que falava depois de uma Sessão do Conselho de Ministros, lembrou que a retirada da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique do Teatro Operacional Norte sempre esteve em cima da mesa, mas abriu espaço para um possível retorno caso seja necessário.

“Estas missões sempre têm um prazo, para o início e para o seu término. Esperamos que todos os pressupostos sejam observados para, até ao final de julho, esta força tenha regressado, nada obstando que, entendendo haver necessidade de seu regresso a Moçambique, assim o seja”.

Refira-se que a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Veronica Macamo, revelou que as limitações financeiras estão por detrás da retirada da SAMIM.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *