Teodoro Waty diz que “morreu” qualquer chance de Filipe Nyusi ter um terceiro mandato

DESTAQUE POLÍTICA

O quadro sénior da Frelimo, Teodoro Waty, afirmou, na manhã de hoje, durante a III Sessão Ordinária do Comité Central do Partido Frelimo, que decorre na cidade da Matola, que não há “hipótese” nenhuma de Filipe Nyusi, concorrer para um terceiro mandato na qualidade de estadista moçambicano.

“Não se trata de sucessão dentro do partido. Trata-se de sucessão dentro do Estado (…). O Presidente Nyusi está no fim do segundo mandato e nos termos do estatuto nem pode renovar. Muitos gostariam que ele renovasse, mas, infelizmente, não há hipóteses de renovar”, disse o jurista moçambicano à TV Sucesso.

E no que respeita o “demasiado” número de candidaturas, Waty considera uma atitude positiva, pois revela uma “vitalidade” no seio do batuque e maçaroca.

“O facto de haver muitos candidatando-se ou parecendo que estão a se candidactar, isso é um bom sinal. Sinal de vitalidade do partido e sinal de que há muitos membros do partido e quadros que acham que estão em condições para candorar ao mais alto nível da direcção do Estado”, justificou Waty.

OJM diz que daria mais um mandato a Nyusi

O Organização da Juventude Moçambicana (OJM) lamenta o fim do mandato do Filipe Nyusi, pois fez muito pela juventude desde a empregabilidade até ao impulsionamento do emprendedorismo. Por isso na incapacidade de poder conferi-lo mais um mandato, a agremiação decidiu nomeá-lo Membro Honorário da OJM, apesar de não ter histórico de militância naquela organização.

“O Presidente Filipe Nyusi é amigo da juventude. O presidente Filipe Nyusi iniciou projectos de emponderamento financeiro da juventude e criou oportunidades de emprego”, disse Silva Livone, lamentando o facto de não ter poder para conferi-lo mais um mandato.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *