Vodacom investe mais de 25 milhões de USD na expansão da rede para zonas rurais

SOCIEDADE

Com vista a expandir em todo o território nacional, incluindo as zonas rurais, a Vodacom Moçambique pretende investir mais de 25 milhões de dólares. Através deste investimento, aquela operadora de telefonia móvel pretende alcançar cerca de cinco milhões de pessoas e, sobretudo, melhorar a vida das mesmas com o recurso uso das tecnologias disponíveis, com destaque para o acesso aos serviços financeiros através da plataforma M-Pesa.

No ano em que celebra o 20º aniversário a operar em Moçambique, dos quais a expansão e a melhoria da cobertura de rede têm sido uma prioridade constante, apesar dos desafios resultantes dos resultados naturais e logísticos no país teve avanços notáveis.

“Celebramos vinte anos de presença em Moçambique, durante os quais a expansão e a melhoria da cobertura de rede têm sido uma prioridade constante. Este compromisso é evidente na extensão e melhoria contínua da nossa infraestrutura, mesmo enfrentando os desafios resultantes dos desastres naturais e logísticos do país. Nos últimos dois anos, a Vodacom fez avanços notáveis na expansão da rede, com a instalação de cerca de 300 novas estações, estrategicamente distribuídas por todas as províncias, com maior destaque nas províncias de Nampula e Zambézia, onde 40% das novas estações foram estabelecidas”, refere a Vodacom Moçambique acrescentado pretende conectar as zonas rurais à tecnologia.

“Embora reconheçamos os desafios inerentes à expansão em áreas rurais, como a falta de infraestruturas básicas e o difícil acesso durante a época chuvosa, a Vodacom tem implementado soluções inovadoras para superar esses obstáculos. A nossa determinação em assegurar que as populações rurais não fiquem excluídas do acesso à tecnologia é inequívoca. Um exemplo disso, é o teste de uma solução de cobertura massiva que estamos a levar a cabo, denominado aeróstato, em parceria com a World Mobile. O Aeróstato, também conhecido como sistema de balão, é uma solução tecnológica avançada que consiste na instalação de um balão em altitude, provido de equipamento de telecomunicações”.

Para além de destacar a aterragem em Moçambique do cabo de fibra óptica pelo consórcio 2Africa, e pela primeira vez também fora da Cidade de Maputo, como um marco significativo, visto que irá melhorar a resiliência das comunicações em Moçambique, a Vodacom compromete-se estar na vanguarda da transformação digital.

“A Vodacom Moçambique não mede esforços para garantir que todas as comunidades, independentemente da sua localização, tenham acesso a serviços de telefonia móvel e à inclusão financeira por meio da plataforma M-Pesa. Estamos empenhados em continuar a liderar o caminho na transformação digital do país, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Moçambique”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *