No âmbito da sustentabilidade das pescas e da economia azul, a União Europeia (UE) revelou, à margem da Conferencia “Os nossos oceanos”, em Atenas, que Moçambique vai, no corrente ano, 35 milhões de dólares para a protecção dos oceanos. Para além de Moçambique, Angola e Portugal constam da lista dos países que vão receber o fundo da UE.
Segundo o Executivo Comunitário da União Europeia, a verba total para a protecção dos oceanos é de 3,5 mil milhões de euros e vai financiar 40 compromissos de acção parra 2024.
A UE revelou que vai disponibilizar 35 milhões de euros para Moçambique, 30 milhões para Angola e dez milhões para a Mauritânia, sendo que Portugal vai receber um montante até 1,9 mil milhões de euros, que será dividido também com a Grécia, Espanha, Chipre e Polónia nos seus planos de recuperação e resiliência para apoiar investimentos e reformas nas pescas sustentáveis e aquicultura para o período 2020-2026.
Refira-se que a conferência “O Nosso Oceano” é um esforço internacional, lançado em 2014 e organizado anualmente por um governo diferente e visa intensificar os esforços coletivos para abordar questões a pesca ilegal, a poluição e a perda de habitats marinhos.
Facebook Comments