Para os desmobilizados da Renamo ao nível do distrito de Morrumbala, para além de ser ladrão, Ossufo Momade não tem capacidade para continuam a liderar a perdiz, daí que apoiam a candidatura do “excluído” Venâncio Mondlane para resgatar aquela força política. Os antigos guerrilheiros da Renamo ameaçam, por outro lado, matar Momade durante o Congresso que terá lugar entre os dias 15 e 16 de Maio, em Quelimane, província da Zambézia.
Os desmobilizados na Renamo ao nível do distrito de Morrumbala, ´província da Zambézia, não querem Ossufo Momade na liderança do maior partido da oposição em Moçambique. Com vista a destronar Momade, os antigos guerrilheiros, que referiram que contam com apoio de outras delegações, pedem apoio aos organizadores do Congresso.
“Nós os desmobilizados de Morrumbala, em coordenação com outros desmobilizados de vários pontos do país e em particular com os de Morutane, Gorongosa e outros, pedimos que se for possível ajudem-nos para todos irmos à Quelimane nos dias 15 e 16, dias do Congresso, para categoricamente manifestarmos ao senhor Ossufo Momade que não lhe queremos, ele já não é e nem será mais presidente deste partido”, lê-se numa carta manuscrita colocada a circular nas redes sociais.
Venâncio Mondlane não reúne os requisitos exigidos para ser candidato à presidência da Renamo. Contudo, para os desmobilizados de Morrumbala, Mondlane é o único que pode salvar o partido e, por isso, ameaçam matar o actual líder, a quem apelidam de ladrão, durante o Congresso.
“ (Ossufo) roubou-nos chapas. Ao invés de 32 deu-nos oito. Ao invés de 32 barrotes deu-nos oito. Nos 50 sacos de cimento deu-nos zero. Todos os moçambicanos sabem que Ossufo Momade não tem capacidade. Para salvarmos o partido Renamo Ossufo não pode e nem deve vir ao Congresso. Roubou e basta. Nós queremos Venâncio Mondlane. Se Ossufo vier a Congresso não vai voltar à Maputo ou todos nós morremos nos dias 15 e 16 ou vice-versa”, concluíram os ex-guerrilheiros.
De referir que Venâncio Mondlane declarou, recentemente, que, mesmo depois Do Conselho Nacional aprovar o perfil do candidato para a presidência da Renamo, facto que transformou em cinzas o seu objectivo de “resgatar a Renamo”, ainda tem esperança de chegar ao Congresso e ombrear com Ossufo Momade pela liderança do maior partido da oposição em Moçambique.
Facebook Comments