Com a implementação da política da paridade de gênero nos quadros de tomada de decisão, no presente, ao contrário do passado em que apenas os homens é estavam nos cargos relevantes nos bairros e localidades, já é possível encontrar mulheres ocupando cargos de secretárias de bairro, o que de certa forma demonstra a capacidade das mulheres em ocupar cargos de tomada de decisão. Na Cidade de Maputo, segundo os administradores, a presença da mulher na liderança local tem contribuído para o desenvolvimento dos bairros.
Esneta Marrove
Dados do Instituto Nacional de Estatística apontam que a Cidade de Maputo tem cerca de dois milhões de meticais espalhados pelos 64 bairros dos sete distritos municipais. No passado, o grosso dos distritos municipais e bairros era liderado por homens.
Aliás, em alguns distritos municipais, nomeadamente, Kanyaka e Katembe, o processo de sucessão nas lideranças comunitárias ainda prioriza os homens. No entanto, tal como acontece nos cargos de tomada de decisão ao nível do Governo Central, nos bairros e localidade tem se levado em conta a questão da paridade de gênero
O Evidências procurou compreender o processo da liderança da mulher no meio comunitário na capital do país, tendo constatado que nos sete distritos municipais apenas 2 são chefiados por mulheres.
No entanto, ao nível dos bairros e localidade assiste-se outro cenário, uma vez que as mulheres estão em maior número em relação aos homens.
O distrito Municipal KaMubukwana, por sinal o mais populoso da cidade de Maputo, tem 14 bairros, dos quais seis são chefiados por mulheres. De acordo com Rui Matusse, administrador de Kamubukwana, a mulher líder tem demonstrado cada vez mais a sua capacidade na gestão e liderança
“As secretárias do bairro, por exemplo, têm procurado resolver os problemas dos munícipes sem recorrer ao orçamento do município e não só vários problemas que tem tido resolvem e isso é de louvar” disse Matusse.
Helena Feliciano é uma das seis mulheres que que lidera um dos 14 bairros do distrito municipal mais populoso da Cidade de Maputo, visto que é secretária do bairro 25 de Junho “A” há quase 04 anos.
Para Helena, ser a responsável por mais de 11 mil habitantes constitui uma responsabilidade grande pelo facto dos residentes do bairro esperarem dela soluções para resolver uma parte dos seus problemas.
“Desde o princípio, procuro sempre resolver os problemas do bairro. Foi difícil adaptar-me a esta realidade. Hoje sei desenhar estratégias, planos para junto da população encontrar uma solução. Com a minha liderança conseguimos reabilitar a rua São Pedro, canalizamos gás e hoje está a beneficiar mais de 90 famílias. Nivelamos ruas, ajudamos pessoas vulneráveis. Não quero parar por aqui, espero um dia conseguir que todas 32 ruas sejam niveladas e construção de mais valas para evitar inundações, declarou.
Por sua vez, o distrito Municipal Ka Maxaquene constituído por 08 bairros com mais de 190 mil residentes, sendo que apenas um é liderado por uma mulher que a secretaria do bairro Maxaquene “D”.
Sem respostas dos motivos que estariam por detrás de apenas uma mulher como secretária de bairro, a administradora Maria Nhaca declarou que nos próximos tempos serão nomeadas mais mulheres para as funções de secretaria de bairro, uma vez que as que já estão no terreno estão a fazer um trabalho vistoso.
“Ela está no seu terceiro mandato, e o trabalho é visível através das mudanças que o bairro está a ter nos últimos tempos. Hoje é possível ver ruas, a remoção do lixo entre outros. E ela não é a única mulher na liderança, em outras áreas contamos com mais quatro mulheres”, afirmou.
Já Lomelino Matavel, Administrador do distrito Municipal Ka Mavota, diz que a liderança feminina tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do seu distrito. “As mulheres são mais atenciosas e cumprem na íntegra as orientações diferente dos homens, ela quando tem uma oportunidade procura fazer sempre o melhor para conquistar o seu espaço em qualquer lugar”, afirmou, destacando que actualmente o distrito conta com 4 mulheres na liderança de 04 dos 11 bairros”.
Facebook Comments