Inhambane já tem biblioteca digital

DESTAQUE SOCIEDADE

A Província de Inhambane entrou na lista dos beneficiários da _iniciativa Bibliotecas Digitais em resultado da entrega, hoje, da unidade instalada da Biblioteca Pública Provincial de Inhambane, subindo para 13 em todo o país, desde o início do projecto financiado pela Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, em contributo ao plano do Governo de Digitalização do país.

Com um total de 15 computadores, um dos quais adaptado para leitura infantil, a Biblioteca Pública Provincial passa a ter acervo bibliográfico reforçado, com acesso a plataformas digitais por via da internet. A extensão para sala leitura infantil visa garantir que, desde cedo, esta faixa etária esteja familiarizada com o ambiente digital.

A digitalização do País é uma das prioridades na agenda do Governo e, enquanto Regulador do sector das Comunicações, o INCM assumiu o compromisso de responder a este desafio com algumas iniciativas.

O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, intervindo na cerimónia, orientou que os professores, investigadores, assim como os estudantes finalistas, trabalhem na busca e sistematização de conteúdos relevantes, assim como na preservação do equipamento, para garantir durabilidade e benefícios às gerações futuras.

Segundo referiu Helena Fernandes, a preocupação do INCM não é apenas desenvolver projectos que permitam aos jovens navegar no mundo digital, mas importa também que estes sejam o mais inclusivos possível. Por esta razão, segundo frisou, “nesta biblioteca de Inhambane, por um lado, reforçamos as rampas de acesso para pessoas com deficiência física. Por outro lado, preparamos um cantinho para as crianças, de modo que elas possam, desde cedo, familiarizar-se com o ambiente digital”.

As crianças beneficiárias da doação, endereçaram uma mensagem, enaltecendo a parceria entre o INCM e o Governo Provincial, em especial, pela disponibilização da Biblioteca Digital. Elas reconhecem que esta irá impulsionar o uso de tecnologias de comunicação, bem como facilitar a leitura diversa. Desta forma, comprometeram-se a usar o equipamento de forma racional para que todos tenham oportunidades de auto-aprendizagem.

Com a entrega em Inhambane, sobe para 7 o número de províncias beneficiadas, faltando Gaza, Manica e Niassa, cuja entrega será ainda este ano. A partir das bibliotecas digitais, os estudantes têm a possibilidade de conhecer melhor o mundo digital e adquirir mais conhecimento acerca das novas tecnologias de informação, por forma a não ficarem para trás nesta Evolução Tecnológica.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *