O Governo, através do Conselho de Ministros, aprovou, na terça – fera, 30 de Maio, reajustes salariais no país. Os reajustes, segundo anunciou, o vice-ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnel, variam entre 3% e 10,53%, ou seja, de 150 a 2.183 meticais
Os reajustes anunciados pelo Executivo abrangem oito sectores, sendo que o número dois do pelouro do Trabalho e Segurança Social reconheceu que “os mínimos pontos tornados públicos não são os desejáveis, mas sim os possíveis, tomando em conta a actual conjuntura económica e social do nosso país”.
Na lista dos sectores que tiveram mais incremento destaca-se a agricultura que teve um aumento de 9,27%, passando o salário mínimo para 6.338 meticais, enquanto a pesca após aumento passou de 3,3% para 4.941 meticais.
Os sectores que tem os salários mínimos mais altos, nomeadamente, indústria de extração de minérios de grandes empresas e microfinanças, tiveram aumento de 8 e 10,53%, subindo para 14.183 meticais e 15.741 meticais, respectivamente.
Refira-se que s novos salários mínimos começam a ser pagos a partir do mês de Abril.
Facebook Comments